Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Três Irmãos de Sangue

Documentário conta a vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, que apesar de hemofílicos alcançaram a fama.

Três Irmãos de Sangue

Diretor: Ângela Patrícia Reiniger

País de origem: BRA

Ano de produção: 2005

Todos os filhos homens da família Souza, de Belo Horizonte, nasceram hemofílicos. Em uma época em que a doença era pouco conhecida, eles tiveram baixa expectativa de vida. Com o passar do tempo, os Três Irmãos de Sangue Betinho, Henfil e Chico Mário driblaram a morte e atingiram o sucesso profissional, na sociologia, no humor e na música, respectivamente. Obrigados a fazer transfusões de sangue pela doença, com o descaso do poder público, todos foram vitimados pela Aids.

Além da constante proximidade com a morte, o que sempre motivou o trio foi o amor que tinham pelo país. Jovens na época do golpe militar de 1964, os irmãos foram peças importantes na luta pela liberdade. Enquanto Henrique Filho, o Henfil, criava seus personagens de quadrinhos, como a Graúna e o Fradim, que pediam o fim das opressões, Hebert de Souza, o Betinho, lutava no exílio, para depois criar a Ação da Cidadania. Já o Caçula, Francisco Mário, compunha suas músicas sem medo de expressar seus sentimentos.

No documentário de Ângela Patrícia Reiniger, Três Irmãos de Sangue, toda a trajetória deles é contada, desde a infância, em Minas Gerais, até a morte, no auge do sucesso. O filme conta com depoimentos de grandes nomes da música, como João Bosco, Aldir Blanc e Ivan Lins, do humor, como Ziraldo, Millôr Fernandes e Jaguar, além de diversas personalidades importantes na história do país, como o Frei Betto, e familiares dos irmãos Souza.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

16 filmes com Angelina Jolie para maratonar

Cinema

10 filmes incríveis sobre guerra que você precisa assistir 

Cinema

De "Perdido em Marte" a "Green Book: O Guia"; saiba quais são os melhores filmes dos últimos 5 anos

Cinema

Saiba tudo sobre a live-action de "O Rei Leão", que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (18)

Cinema

"O Rei Leão", "Jornada da Vida" e mais dois filmes que estreiam nesta quinta (18); Confira:

Cinema

10 filmes que completam 10 anos em 2019

Cinema