Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Três Irmãos de Sangue

Documentário conta a vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, que apesar de hemofílicos alcançaram a fama.

Três Irmãos de Sangue

Diretor: Ângela Patrícia Reiniger

País de origem: BRA

Ano de produção: 2005

Todos os filhos homens da família Souza, de Belo Horizonte, nasceram hemofílicos. Em uma época em que a doença era pouco conhecida, eles tiveram baixa expectativa de vida. Com o passar do tempo, os Três Irmãos de Sangue Betinho, Henfil e Chico Mário driblaram a morte e atingiram o sucesso profissional, na sociologia, no humor e na música, respectivamente. Obrigados a fazer transfusões de sangue pela doença, com o descaso do poder público, todos foram vitimados pela Aids.

Além da constante proximidade com a morte, o que sempre motivou o trio foi o amor que tinham pelo país. Jovens na época do golpe militar de 1964, os irmãos foram peças importantes na luta pela liberdade. Enquanto Henrique Filho, o Henfil, criava seus personagens de quadrinhos, como a Graúna e o Fradim, que pediam o fim das opressões, Hebert de Souza, o Betinho, lutava no exílio, para depois criar a Ação da Cidadania. Já o Caçula, Francisco Mário, compunha suas músicas sem medo de expressar seus sentimentos.

No documentário de Ângela Patrícia Reiniger, Três Irmãos de Sangue, toda a trajetória deles é contada, desde a infância, em Minas Gerais, até a morte, no auge do sucesso. O filme conta com depoimentos de grandes nomes da música, como João Bosco, Aldir Blanc e Ivan Lins, do humor, como Ziraldo, Millôr Fernandes e Jaguar, além de diversas personalidades importantes na história do país, como o Frei Betto, e familiares dos irmãos Souza.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Terremoto", "Tel Aviv em Chamas" e mais seis filmes estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (12); saiba mais!

Cinema

16 filmes imperdíveis para assistir no primeiro semestre de 2020

Cinema

10 filmes de terror e suspense para assistir em 2020

Cinema

"Fim de Festa", "Seberg Contra Todos" e mais quatro filmes chegam aos cinemas nesta semana; saiba mais!

Cinema

18 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em março de 2020

Cinema

"Você Não Estava Aqui", "O Homem Invisível" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (27); Saiba mais!

Cinema