Guia da Semana

Guia da Semana

Em 1983, em uma favela do Rio de Janeiro, um traficante de drogas vai fazer uma cobrança da ex-namorada, Marisa, e não recebe o dinheiro que esperava. Para saldar a dívida, ele decide expulsar a mulher da comunidade, ficando com o filho dela, que julga ser seu. A jovem vai embora, se livra do vício e se torna evangélica, mas nunca se esquece de Alessandro, o filho que lhe foi tomado. Dez anos depois, o menino ainda vive com o traficante, aprendendo nos morros a arte do crime. Quando o suposto pai morre, Marisa retoma a busca pelo garoto.

No mesmo período, Sandro também passa por um drama familiar. Sua mãe é brutalmente assassinada no bar onde trabalhava em uma comunidade da Baixada Fluminense. Com a mesma idade de Alessandro, o menino toma um rumo semelhante ao outro garoto: as ruas da capital carioca. Nas calçadas do centro do Rio, Sandro conquista algumas amizades e a sua primeira namorada. Lá, também, sente a injustiça novamente mudar sua vida ao sobreviver ao massacre da Candelária.

Quando descobre sobre Sandro, Marisa tem certeza de que aquele é o seu verdadeiro filho. A evangélica tenta de todas as formas fazer com que o jovem a aceite como mãe, apesar de ele saber que esta não é a sua verdadeira história de vida. Amigo do criminoso Alessandro, ele vai aprendendo como sobreviver nas ruas, conseguindo dinheiro a qualquer custo. Mesmo não tendo pré-disposição ao crime, uma série de fatores faz com que Sandro seqüestre um ônibus. O caso é acompanhado pela imprensa do mundo todo, e agora todos estão contra Sandro.

Última Parada: 174 é baseado no caso real que aconteceu com Sandro do Nascimento, de 22 anos, na Zona Sul do Rio de Janeiro, em 2000. O diretor, Bruno Barreto, não estava no Brasil quando o caso ocorreu, então não pôde acompanhar o desenrolar do fato. Porém, ao assistir ao documentário Ônibus 174, de José Padilha, mesmo diretor de Tropa de Elite, que fala sobre o jovem, decidiu criar um filme de ficção contando a história. Bruno e o roteirista Bráulio Mantovani tentaram não se apegar muito na realidade, criando histórias a partir do que pesquisaram.

Última Parada 174

Diretor: Bruno Barreto

País de origem: BRA

Ano de produção: 2008

Classificação: 16 anos