Guia da Semana

Guia da Semana

Com o país dominado pela União Soviética, os irmãos Bielski sempre tiveram uma atitude de revolta e aversão à autoridade. Em 1941, quando a Bielorrúsia foi invadida pelos nazistas, eles tiveram que ir além para se salvar. Judeus, Tuvia (Daniel Craig), Zus (Liev Schreiber) e Asael Bielski (Jamie Bell) tinham apenas dois caminhos, se deixar capturar pelos soldados de Hitler ou se embrenhar nas florestas que conheciam desde a infância, onde poderiam ter alguma chance de sobrevivência.

Dentro da mata fechada, os três encontram outros refugiados. Logo percebem que têm certa vantagem sobre os alemães. Apesar de divergirem sempre entre si, eles conseguem encontrar um meio de se vingar dos soldados, usando seus conhecimentos sobre a floresta. Aos poucos, outros judeus da região ficam sabendo deste Ato de Liberdade e se juntam a eles. O grupo vai se tornando cada vez maior, e conquista inclusive a ajuda de soldados soviéticos. Porém, Zus e Tuvia discordam cada vez mais sobre as ações.

Baseado em fatos reais, Um Ato de Liberdade tem a direção e roteiro de Edward Zwick, de Diamante de Sangue e Tempos de Glória. Filmado na Lituânia, o longa conta a história responsável pela sobrevivência de mais de 1200 judeus na Floresta Naliboki. Apesar do ato heróico, Tuvia sempre se mostrou resistente em divulgar o fato. Somente após sua morte, em 1987, foi possível pesquisar sobre o que aconteceu, o que resultou no livro de Nechama Tec, que deu origem ao filme.

Trailer do filme

Um Ato de Liberdade

Diretor: Edward Zwick

Elenco: Liev Schreiber, Daniel, Daniel Craig

País de origem: EUA

Ano de produção: 2008