Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Um Homem Bom

Longa dirigido por um brasileiro lança um olhar diferente sobre a Alemanha nazista.

Um Homem Bom

Diretor: Vicente Amorim

Elenco: Viggo Mortensen

País de origem: ING/ALE

Ano de produção: 2008

O professor universitário John Halder (Viggo Mortensen) tenta se manter indiferente ao governo opressor de Adolf Hitler, que acaba de subir ao poder na Alemanha. Mesmo discordando da maioria de suas decisões, o acadêmico prefere não fazer nada para ir contra isso. Esta sua atitude tem que mudar depois que ele é chamado na chancelaria do Führer, para conversarem sobre um polêmico livro que ele havia escrito anos antes, sobre um homem que, por amor, decide ajudar sua esposa, uma doente terminal, na eutanásia.

Ao contrário do que ele pensava, porém, é parabenizado pelo ditador, que pede que ele escreva um ensaio baseado em seu livro, convencendo a população sobre as vantagens de abrir mão da vida de pessoas que não estejam em perfeitas condições de saúde. Sua decisão de aceitar faz com que sua carreira dê uma guinada, o que coincide com um momento especial na vida pessoal, já que ele acaba de se separar da esposa para viver com uma ex-aluna.

Apesar de sempre se mostrar contrário ao nazismo, sendo Um Homem Bom durante toda a vida, Halder entra cada vez mais no sistema vigente, chegando a integrar um cargo honorário na SS. Com a carreira em constante ascensão e uma vida em família melhorando gradativamente, o professor só tem um problema. Seu amigo de infância, o psicanalista Maurice, é judeu e não aceita suas decisões. Mas, apenas quando os nazistas criam os campos de concentração que Halder percebe o que o amigo quer dizer.

Um Homem Bom é a primeira produção internacional do cineasta brasileiro Vicente Amorim. O diretor é o mesmo de O Caminho das Nuvens, com Wagner Moura e Cláudia Abreu. O filme foi protagonizado pelo astro Viggo Mortensen, que veio ao Brasil fazer a divulgação no Festival do Rio 2008. O longa foi baseado numa peça teatral do autor C.P. Taylor.


Trailer do filme

Notícias recomendadas

10 filmes não Blockbusters lançados em 2019 que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes incríveis que valem por sessões de terapia

Cinema

10 filmes que abordam o universo nerd para assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema

10 filmes sobre amadurecimento que você deveria assistir

Cinema

10 filmes que as futuras gerações não podem deixar de assistir 

Cinema

10 filmes para quem está ansioso pela estreia de “Joker”

Cinema