Guia da Semana

Guia da Semana

O fotógrafo francês Thomas Koré viaja o mundo buscando realizar novas fotos nas mais diferentes culturas. Seu tema favorito é o voyeurismo, registrando experiências dele próprio ou de alguém que passa em seu caminho. Quando está na fronteira da Síria com a Jordânia, ele acaba preso e assim conhece Um Homem Perdido, Fouad, que diz não saber quem é ou de onde vem. Livres, eles decidem entrar juntos na Jordânia, com o desconhecido servindo como tradutor do europeu.

As diferenças entre Thomas e Fouad fazem o francês ficar cada vez mais desconfiado sobre o passado do amigo. Além de não compartilhar dos mesmos gostos do fotógrafo, o misterioso homem parece sempre indiferente a tudo o que acontece, escondendo ao máximo qualquer pista sobre quem ele é ou foi. Quanto mais Thomas se esforça para saber quem é seu tradutor, mas este parece se distanciar e se torna mais arredio. Porém, a curiosidade do europeu é tanta que ele fará de tudo para descobrir os segredos deste estranho homem.

Um Homem Perdido é dirigido pela cineasta libanesa Danielle Arbid, de Nos Campos da Batalha. O filme foi selecionado para a quinzena dos realizadores do festival de Cannes de 2007, e é protagonizado por Melvil Poupaud, de O Tempo que nos Resta. A idéia original seria de que o protagonista fosse um escritor, inspirado no americano William Vollmann, porém, a diretora achou melhor mudar para um fotógrafo e a inspiração veio de Antoine D´Agata, que assina a direção de fotografia deste longa.

Trailer do filme

Um Homem Perdido

Diretor: Danielle Arbid

País de origem: FRA

Ano de produção: 2007