Guia da Semana

Ambientado na República do Chade, África, Um Homem que Grita conta a história de Adam (Youssouf Djaoro), um ex-campeão de natação de 60 anos que trabalha cuidando da piscina de um grande hotel de luxo na cidade de N´Djamena. Porém, quando investidores chineses compram o hotel, Adam é obrigado a pedir demissão para que seu filho Abde (Diouc Koma) seja contratado em seu lugar. Ele não aceita essa situação, que o incomoda e o faz sentir humilhado.

Ao mesmo tempo em que enfrenta esse conflito pessoal, Adam também acompanha de perto a guerra civil que agita o país. Enquanto forças rebeldes atacam o Governo, este, por sua vez, pede para a população contribuir com um esforço de guerra, ou seja, enviar dinheiro ou voluntários com idade para combater. Sem dinheiro e pressionado pelo líder do bairro, Adam deve tomar a difícil decisão de enviar seu filho para a batalha.

Assinado pelo diretor africano Mahamat-Saleh Haroun, sobrevivente da guerra civil do Chade, em 1980, o longa-metragem mostra o sofrimento das pessoas que são afetadas pelos conflitos. O filme, vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes deste ano, entra em cartaz nos cinemas brasileiros na véspera do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Um Homem que Grita

Diretor: Mahamat-Saleh Haroun

País de origem: França / Bélgica

Ano de produção: 2010

Classificação: 12 anos