Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Um Passaporte Húngaro

A diretora Sandra Kogut registra sua tentativa de obter a cidadania húngara.

Um Passaporte Húngaro

Diretor: Sandra Kogut

País de origem: BRA/FRA

Ano de produção: 2001

Classificação: Livre

É comum que descendentes de imigrantes mais cedo ou mais tarde acabem procurando obter a nacionalidade do país de onde vieram seus ancestrais. Ela pode facilitar uma eventual mudança para o exterior, ou eliminar dores de cabeça em viagens (é muito mais fácil, por exemplo, entrar nos Estados Unidos como turista quando se tem um passaporte europeu). A diretora brasileira Sandra Kogut, radicada na França, registrou em documentário sua epopéia na busca de Um Passaporte Húngaro.

Sua avó, ainda viva, é judia e fugiu da Hungria na época da Segunda Guerra Mundial com medo da perseguição nazista. Ela é personagem importante do documentário, que não fica apenas no caminho que separa Sandra da nova cidadania, mas também registra a história da família da cineasta. Depois de pedir o passaporte na embaixada húngara na França, Sandra ainda descobre que tem de fazer uma prova de húngaro e de conhecimentos gerais sobre o país cuja cidadania deseja - coisa que a maioria dos países não exige.

Um Passaporte Húngaro foi um dos documentários exibidos na 27.ª Mostra BR de Cinema, em 2003, e recebeu uma menção especial no É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários de 2002. Sandra decidiu usar uma equipe mínima durante as filmagens, e em diversas ocasiões acabou fazendo tudo sozinha.

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema