Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Um Romance de Geração

Escritor de sucesso recebe visita de jornalista e tenta fazer com que ela não perceba que ele está em crise.

Um Romance de Geração

Diretor: David França Mendes

País de origem: BRA

Ano de produção: 2009

Após escrever um livro de sucesso durante a Ditadura Militar, o escritor mineiro Carlos Santeiro vive só e em crise em um apartamento alugado em Copacabana, no Rio de Janeiro. Sem conseguir criar mais nenhuma obra, e à sombra do grande sucesso de seu livro, Carlos passa por um difícil momento em que não consegue se livrar das crises existenciais, afetivas e criativas. Porém, mesmo sem qualquer expectativa de uma nova obra, ele recebe a visita da jornalista Cléo.

Fazendo uma matéria sobre a literatura brasileira no período do regime militar, a repórter demonstra sua satisfação em entrevistar um dos mais importantes autores da época. Sem querer ver desmascarado o seu fracasso atual, Carlos começa a inventar uma série de histórias sobre sua vida e sua obra, falando sobre tudo o que lhe vêm à mente para que o interesse de Cléo não diminua. Assim, quando ela descobre a verdade, os dois travam um grande duelo pela madrugada.

Filmado com poucos recursos, Um Romance de Geração, de David França Mendes, é adaptado da obra homônima de Sérgio Sant´Anna. Autor de destaque, Sérgio já teve outras obras transformadas em filmes, como A Senhorita Simpson, que virou Bossa Nova, de Bruno Barreto, e Um Crime Delicado, adaptado por Beto Brant. Filmado em apenas um quarto, o longa traz três atrizes para o mesmo papel da jornalista. Enquanto nos cinemas as atrizes se revezam, no DVD será possível ver quatro versões da história, a que foi para as telas e com cada atriz individualmente.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Saiba tudo sobre a live-action de "O Rei Leão", que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (18)

Cinema

"O Rei Leão", "Jornada da Vida" e mais dois filmes que estreiam nesta quinta (18); Confira:

Cinema

10 filmes que completam 10 anos em 2019

Cinema

10 filmes não Blockbusters lançados em 2019 que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes incríveis que valem por sessões de terapia

Cinema

10 filmes que abordam o universo nerd para assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema