Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Um Romance de Geração

Escritor de sucesso recebe visita de jornalista e tenta fazer com que ela não perceba que ele está em crise.

Um Romance de Geração

Diretor: David França Mendes

País de origem: BRA

Ano de produção: 2009

Após escrever um livro de sucesso durante a Ditadura Militar, o escritor mineiro Carlos Santeiro vive só e em crise em um apartamento alugado em Copacabana, no Rio de Janeiro. Sem conseguir criar mais nenhuma obra, e à sombra do grande sucesso de seu livro, Carlos passa por um difícil momento em que não consegue se livrar das crises existenciais, afetivas e criativas. Porém, mesmo sem qualquer expectativa de uma nova obra, ele recebe a visita da jornalista Cléo.

Fazendo uma matéria sobre a literatura brasileira no período do regime militar, a repórter demonstra sua satisfação em entrevistar um dos mais importantes autores da época. Sem querer ver desmascarado o seu fracasso atual, Carlos começa a inventar uma série de histórias sobre sua vida e sua obra, falando sobre tudo o que lhe vêm à mente para que o interesse de Cléo não diminua. Assim, quando ela descobre a verdade, os dois travam um grande duelo pela madrugada.

Filmado com poucos recursos, Um Romance de Geração, de David França Mendes, é adaptado da obra homônima de Sérgio Sant´Anna. Autor de destaque, Sérgio já teve outras obras transformadas em filmes, como A Senhorita Simpson, que virou Bossa Nova, de Bruno Barreto, e Um Crime Delicado, adaptado por Beto Brant. Filmado em apenas um quarto, o longa traz três atrizes para o mesmo papel da jornalista. Enquanto nos cinemas as atrizes se revezam, no DVD será possível ver quatro versões da história, a que foi para as telas e com cada atriz individualmente.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Veja a lista de indicados ao Oscar 2020

Cinema

Motivos para assistir ao filme “O Relatório”, na Amazon Prime Video

Cinema

"O Escândalo", "Antologia da Cidade Fantasma" e mais quatro filmes que estreiam nesta quinta (16); Confira!

Cinema

Motivos para assistir ao filme “Adoráveis Mulheres”

Cinema

"Adoráveis Mulheres", "Ameaça Profunda" e mais dois filmes estreiam nesta quinta (9); Saiba mais!

Cinema

Globo de Ouro 2020: veja a lista dos vencedores

Cinema