Guia da Semana

Guia da Semana

Jonathan (Elijah Wood) é um jovem judeu americano, que embarca numa viagem para a Ucrânia em busca da mulher que salvou a vida de seu avô na Segunda Guerra Mundial. Colecionador de objetos que marcam a história de sua família, o garoto é impulsionado pelo desejo de agradecer à mulher após a morte do avô, cuja única lembrança que guarda do passado é uma foto da época em que ele morava na Sérvia e um pingente.

Para iniciar a jornada em terra desconhecida, Jonathan entra em contato com uma família local, que ganha a vida auxiliando turistas. O jovem Alex Perchov (Eugene Hutz), que sonha acordado em se tornar um astro do hip hop, é o tradutor. Quem os conduz na viagem é o velho rabugento Sanfran, que diz estar cego, e é acompanhado por um cão de guia chamado Sammy Davis Jr. Juntos, eles passam por situações hilárias, muitas vezes marcadas por um choque cultural e intolerância de Sanfran e por emoções ligadas a lembranças do passado.

Uma Vida Iluminada é baseado na obra autobiográfica de mesmo nome do jovem judeu americano Johnathan Safran Foer. O roteiro e a direção marcam a estréia do ator Liev Schreiber ( Pânico), que teve a idéia do filme antes mesmo do lançamento do livro de Foer. Schreiber leu uma mostra do texto na revista New Yorker e se identificou com a história, já que estava escrevendo sobre seu falecido avô, de origem ucraniana. O filme ganhou o Prêmio Lanterna Mágica no Festival de Veneza e recebeu o Grande Prêmio do Júri da 29ª Mostra Internacional de Cinema por Melhor Roteiro.

Uma Vida Iluminada

Diretor: Liev Schreiber

Elenco: Elijah Wood

País de origem: EUA

Ano de produção: 2005