Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Uma Vida Iluminada

Um rapaz vai em busca da mulher que ajudou sua família na época da Segunda Guerra Mundial.

Uma Vida Iluminada

Diretor: Liev Schreiber

Elenco: Elijah Wood

País de origem: EUA

Ano de produção: 2005

Jonathan (Elijah Wood) é um jovem judeu americano, que embarca numa viagem para a Ucrânia em busca da mulher que salvou a vida de seu avô na Segunda Guerra Mundial. Colecionador de objetos que marcam a história de sua família, o garoto é impulsionado pelo desejo de agradecer à mulher após a morte do avô, cuja única lembrança que guarda do passado é uma foto da época em que ele morava na Sérvia e um pingente.

Para iniciar a jornada em terra desconhecida, Jonathan entra em contato com uma família local, que ganha a vida auxiliando turistas. O jovem Alex Perchov (Eugene Hutz), que sonha acordado em se tornar um astro do hip hop, é o tradutor. Quem os conduz na viagem é o velho rabugento Sanfran, que diz estar cego, e é acompanhado por um cão de guia chamado Sammy Davis Jr. Juntos, eles passam por situações hilárias, muitas vezes marcadas por um choque cultural e intolerância de Sanfran e por emoções ligadas a lembranças do passado.

Uma Vida Iluminada é baseado na obra autobiográfica de mesmo nome do jovem judeu americano Johnathan Safran Foer. O roteiro e a direção marcam a estréia do ator Liev Schreiber ( Pânico), que teve a idéia do filme antes mesmo do lançamento do livro de Foer. Schreiber leu uma mostra do texto na revista New Yorker e se identificou com a história, já que estava escrevendo sobre seu falecido avô, de origem ucraniana. O filme ganhou o Prêmio Lanterna Mágica no Festival de Veneza e recebeu o Grande Prêmio do Júri da 29ª Mostra Internacional de Cinema por Melhor Roteiro.

Notícias recomendadas

"Terremoto", "Tel Aviv em Chamas" e mais seis filmes estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (12); saiba mais!

Cinema

16 filmes imperdíveis para assistir no primeiro semestre de 2020

Cinema

10 filmes de terror e suspense para assistir em 2020

Cinema

"Fim de Festa", "Seberg Contra Todos" e mais quatro filmes chegam aos cinemas nesta semana; saiba mais!

Cinema

18 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em março de 2020

Cinema

"Você Não Estava Aqui", "O Homem Invisível" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (27); Saiba mais!

Cinema