Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Utopia e Barbárie

Equipe do documentário nacional passou por 15 países reconstruindo o cenário mundial depois da Segunda Guerra.

Utopia e Barbárie

Diretor: Silvio Tendler

País de origem: BRA

Ano de produção: 2010

Depois de lutar contra a opressão de governos ditatoriais durante sua juventude, a geração que fez história em 1968 vê surgir um novo mundo, bem diferente daquele com que sonhavam. Para refletir sobre as mudanças políticas e econômicas acontecidas no mundo durante a segunda metade do século 20, o documentarista Silvio Tendler entrevistou inúmeros intelectuais, como os dramaturgos Amir Haddad, Augusto Boal e Zé Celso Martinez, a economista Dilma Rousseff, o escritor e jornalista Eduardo Galeano, o poeta Ferreira Gullar e o jornalista Franklin Martins.

Em Utopia e Barbárie, o cineasta faz uma viagem por 15 países: França, Itália, Espanha, Canadá, EUA, Cuba, Vietnã, Israel, Palestina, Argentina, Chile, México, Uruguai, Venezuela e Brasil. Durante 19 anos, ele pesquisou e procurou opiniões sobre alguns dos momentos mais importantes da história. Para isso, o diretor contou com o apoio de grandes cineastas de todo o mundo, como Denys Arcand (Canadá), Amos Gitai(Israel), Gillo Pontecorvo (Itália), Fernando Solanas (Argentina), Cacá Diegues (Brasil), entre outros.

Importante documentarista, Silvio Tendler tem em seu currículo os três longa-metragens do gênero com a maior bilheteria brasileira: O Mundo Mágico dos Trapalhões, de 1981, com 1,8 milhões de expectadores; Jango, de 1984, com 1 milhão; e Anos JK - Uma Trajetória Política, de 1980, com 800 mil. Recentemente, o cineasta também dirigiu os filmes Glauber - O Labirinto do Brasil e Encontro com Milton Santos.

Trailer do filme video

Notícias recomendadas

10 filmes com Philip Seymour Hoffman que você deveria assistir

Cinema

"Em Chamas", "O Quebra-Cabeça" e mais três filmes estreiam nesta quinta (15); Confira:

Cinema

Disney Pixar divulga teaser trailer de "Toy Story 4"; assista!

Cinema

21 filmes com heróis de Stan Lee que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

10 filmes que você precisa assistir na Netflix até o final do ano

Cinema

9 filmes imperdíveis com o ator Eddie Redmayne para assistir hoje mesmo

Cinema