Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Van Helsing - O Caçador de Monstros

O famoso Van Helsing (Hugh Jackman) vai ao Leste Europeu para combater vários monstros, entre eles o conde Drácula.

Van Helsing - O Caçador de Monstros

Diretor: Stephen Sommers

Elenco: Hugh Jackman

País de origem: EUA

Ano de produção: 2004

Classificação: 14 anos

Na Paris de fins do século XIX, um assassino procurado pela polícia não passa de um incompreendido. É Van Helsing - O Caçador de Monstros. A população não vê os seres que ele combate, apenas os corpos das pessoas que aqueles monstros um dia foram, e ignoram que o tal matador as está protegendo. Na verdade, Van Helsing (Hugh Jackman) pertence a uma espécie de sociedade secreta mantida pelo Vaticano, dedicada a erradicar do mundo os vestígios do mal. E o cardeal Jinette tem uma nova missão para Van Helsing, diferente de todas as outras: eliminar Drácula (Richard Roxburgh), o vampiro que tem aterrorizado a Transilvânia por séculos.

A situação é ainda mais urgente por causa da questão da família Valerious. Seu patriarca jurou que nenhum membro de sua família teria a salvação eterna enquanto o vampirão não fosse morto. E, depois de nove gerações, só restam dois de seus descendentes, os irmãos Velkan (Will Kemp) e Anna (Kate Beckinsale, em roupas um tanto moderninhas para a época). Acompanhado pelo frade Carl (David Wenham), Van Helsing chega ao Leste Europeu e descobre que sua tarefa não é assim tão simples. Primeiro, porque ele nunca enfrentou vampiros antes, e aparentemente os métodos tradicionais não funcionam com o maior deles. Segundo, porque Drácula tem companhia: suas três noivas, tão sedentas de sangue quanto ele; um lobisomem; seus servos anões e o assistente Igor.

Só os muito puristas podem se incomodar com o enredo de Van Helsing, que, além dos personagens de Bram Stoker (ou pelo menos o nome deles: Hugh Jackman interpreta um "irmão mais novo" do famoso Abraham Van Helsing), inclui na trama outros monstros, como a criatura do dr. Frankenstein. Alguns dos pretensos mistérios do enredo são fáceis de descobrir, é verdade, mas o filme não é um suspense; é uma aventura empolgante, que não deixa cair a peteca apesar das mais de duas horas, com efeitos especiais de primeira, perseguições e lutas de arrepiar e algum humor. O irritante é ver os personagens "estrangeiros" (leia-se Drácula e os demais transilvanos), mesmo quando interpretados por atores cuja língua nativa é o inglês, usando um sotaque forçado, lembrando a velha regra segundo a qual para interpretar um oficial nazista não é preciso falar alemão, mas apenas ter o sotaque. E Richard Roxburgh às vezes fica teatral demais quando fala. Mas paciência, ele não é Gary Oldman.

Leia também um perfil de Hugh Jackman, que faz o papel de Van Helsing.

Notícias recomendadas

10 filmes que vão te deixar com vontade de comer doces

Cinema

Tudo que você precisa saber sobre o filme "Toy Story 4"

Cinema

10 filmes imperdíveis baseados na obra de Stephen King

Cinema

Alerta de alta temperatura: 7 filmes imperdíveis que retratam o fogo 

Cinema

"Toy Story 4", "Casal Improvável" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (20) nos cinemas; Confira!

Cinema

O homem e a máquina: 10 filmes que têm a interação como temática

Cinema