Guia da Semana

No final dos anos 50, uma família em Goiânia decide abrir um armazém. O casal Mateus e Antônia, com três filhos pequenos, está muito feliz com o crescimento da cidade e acreditam que o negócio pode dar muito certo. No dia da inauguração, porém, a polícia invade o local e prende um homem suspeito de ter participado de vários crimes, conhecido como Flecha. A ação é autoritária e ríspida. Dias depois, o delegado Capitão, que comandou a operação, passa a frequentar o estabelecimento e a investigar as idéias políticas do seu proprietário.

O clima no bar torna-se tenso na medida em que ele acusa várias pessoas de serem subversivas. Implica com fotos de presidentes nas paredes e aponta razões ao acaso para justificar perseguições a freqüentadores. Mateus se cansa e enfrenta Capitão. As conseqüências serão duras para a sua família.

O diretor do thriller político Veias e Vinhos é João Batista de Andrade, que dirigiu o clássico O Homem que Virou Suco, premiado no festival de Moscou, no início dos anos 80. A história é baseada em fatos verdadeiros, narrados em livro homônimo, de Miguel Jorge.

Veias e Vinhos: Uma História Brasileira

Diretor: João Batista de Andrade

Elenco: Leonardo, Eva Wilma

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006