Guia da Semana

Guia da Semana

O drama Vincere narra os acontecimentos de um capítulo ignorado na biografia oficial do líder italiano Benito Mussolini: sua primeira esposa Ida Dalser e o filho que teve com ela, Benito Albino.

Ida (Giovanna Mezzogiorno) e Mussolini (Filippo Timi) se conhecem quando ele ainda militava para o partido. Fascinada por suas ideias, ela se desfaz de seus bens para financiar o jornal Il Popolo d'Italia, fundado pelo amado, e apoiá-lo na carreira política. Porém Mussolini desaparece após se alistar no exército durante a I Guerra Mundial.

O reencontro acontece num leito de hospital, com o líder casado com Rachele Guidi (Michela Cescon). Ida, então, exige o reconhecimento de seus direitos como esposa e mãe do filho do ditador, mas é afastada à força e mantida por mais de 11 anos num hospital psiquiátrico, onde é amarrada e torturada, e seu filho é levado para um orfanato. Mas Ida não desistirá sem lutar.

O filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2009, e ganhou quatro prêmios no Chicago International Film Festival: melhor fotografia, melhor ator, para Filippo Timi, melhor atriz, para Giovanna Mezzogiorno, e melhor diretor, para Marco Bellocchio.

Trailer do filme

Vincere

Diretor: Marco Bellocchio

Elenco: Fausto Russo Alesi, Filippo Timi, Giovanna Mezzogiorno, Michela Cescon, Pier Giorgio Bellocchio

País de origem: Itália

Ano de produção: 2009

Classificação: 16 anos