Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Xuxu

Imigrante africano encontra refúgio em Paris e encontra um sobrinho que, como ele, gosta de se travestir..

Xuxu

Diretor: Merzak Allouache

País de origem: FRA

Ano de produção: 2003

Classificação: 12 anos

Como muitos africanos, Choukri (Gad Elmaleh) resolveu tentar a vida na França. Apelidado na infância de Xuxu, ele precisa recorrer à ilegalidade se quiser ficar na Europa, e resolve fingir que é um exilado político chileno (não importa que o regime de Augusto Pinochet tenha acabado há anos). O padre Leon cai na história, e Xuxu consegue abrigo em uma comunidade da periferia de Paris.

Trabalhando como recepcionista em um consultório, Xuxu vai levando os dias até reencontrar o sobrinho, Vanessa - é, sobrinho mesmo, afinal ele é um travesti. O acontecimento anima Xuxu, que divide a opção sexual de Vanessa. E, para completar, ele se apaixona por Stanislas (Alain Chabat), freqüentador do cabaré onde tio e sobrinho se reencontraram, mas o inspetor Gregoire, cliente da psicanalista para quem Xuxu trabalha, pode acabar com tudo.

Esta comédia, dirigida pelo argelino (radicado na França) Merzak Allouache, levou 4 milhões de franceses ao cinema e descolou uma indicação ao César de melhor ator para Gad Elmaleh, que ainda colaborou no roteiro - Xuxu é um dos personagens que o ator faz em seu show humorístico na televisão francesa.

Notícias recomendadas

Além dos documentários: 6 filmes que estimulam a consciência ambiental

Cinema

8 filmes brasileiros que você vai querer ver em 2019

Cinema

10 filmes incríveis dos anos 60 que você deveria assistir 

Cinema

8 filmes imperdíveis sobre escalada e alpinismo

Cinema

Cinema: 10 trailers e teasers que vão te deixar ansioso(a) para 2019

Cinema

5 filmes com final ambíguo que você precisa assistir

Cinema