Guia da Semana

Guia da Semana

Quando é convidado por uma amiga para passar uns dias em sua casa, no Uruguai, o cirurgião argentino Ramiro já sabe que sua missão não é nada tão fácil. Mesmo levando sua família junto, para servir como fachada, o objetivo da visita é conhecer melhor Alex, uma menina de 15 anos que nasceu com uma deformação que atrapalha a sua vida: o cromossomo XXY, o que a torna hermafrodita. E mesmo com os apelos dos médicos, os pais resolveram não fazer uma operação logo após o nascimento, achando que ela deveria ter direito de decidir qual seu sexo.

Sem o consentimento da menina e de seu pai para os exames, Ramiro não tem muito que fazer, tendo apenas um contato superficial com ela. Ao contrário de seu filho Alvaro, que se aproxima de Alex, cultivando uma amizade por ela. Sua condição e as incertezas sobre o futuro e a reação de todos, faz com que a jovem sempre tente se afastar daqueles que estão próximos. Aos poucos, os preconceitos e as questões sexuais de cada um vão sendo expostas e confrontadas.

Escrito e dirigido por Lucía Puenzo, XXY é baseado no conto Cinismo, do escritor argentino Sergio Bizzio, marido da diretora. O filme foi selecionado para representar a Argentina entre os candidatos ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2008, mas não chegou a ficar entre os indicados. Em Cannes, XXY ganhou o grande prêmio da semana da crítica, além de vencer o prêmio Goya de melhor filme estrangeiro de língua espanhola.

Trailer do filme

XXY

Diretor: Lucía Puenzo

Elenco: Ricardo Darín

País de origem: ARG

Ano de produção: 2007

Classificação: 16 anos