Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Zuzu Angel

Longa revela a história da estilista e o drama que sofreu na mão do regime militar.

Zuzu Angel

Diretor: Sergio Rezende

Elenco: Daniel de Oliveira, Patrícia Pillar, Daniel, Luana Piovani

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006

Classificação: 14 anos

Em plena época de ditadura militar, a carreira da estilista Zuzu Angel (Patrícia Pillar) começava a deslanchar. Mulheres davam seus primeiros passos de individualidade e ela foi um grande exemplo disso. Separada do marido, sustentou seus três filhos exportando moda brasileira para o mundo. Foi pioneira neste sentido, usando elementos tipicamente brasileiros, como a chita, em seus figurinos. Mesmo com tanto sucesso, ela andava triste: não tinha notícias do filho mais velho, Stuart Angel Jones (Daniel de Oliveira).

Zuzu Angel não tinha a menor idéia de onde estava Stuart, militante estudantil que lutava pela revolução socialista ao lado da mulher Sônia Angel (Leandra Leal). Até o dia em que recebe um telefone de algum desconhecido, que dizia que Paulo (como Stuart era conhecido no movimento) estava preso. A estilista parte no meio da noite em busca do filho nos quartéis do Rio de Janeiro, mas ele é dado como desaparecido político pelo Centro de Informações e Segurança da Aeronáutica - CISA. A intuição de mãe lhe diz que tudo é uma farsa, que os agentes estão mentindo descaradamente para ela. Sendo assim, conta com a ajuda de suas amigas e do advogado Fraga (Alexandre Borges), que sempre esteve ao seu lado, para obter respostas e verdades.

Descobre que Stuart foi preso, torturado e morto. Fortemente abalada, deseja ao menos velar e enterrar o filho, mas o corpo não é encontrado. Apela até para o senador norte-americano Edward Kennedy, que levou o caso ao Congresso dos Estados Unidos. O desespero desta mãe, que denunciava o cruel assassinato para a imprensa, intelectuais e pessoas comuns na rua, a fez ter o mesmo destino do filho. Certa noite, um estranho acidente de carro culminou em sua morte instantânea.

Houve várias tentativas de reproduzir a história de Zuzu Angel na tela. A primeira delas foi uma encomenda do então estreante Walter Salles Jr. ao chileno Jorge Durán. Mas Joaquim Vaz de Carvalho - que foi vizinho de Stuart na infância - conseguiu, ao lado do diretor Sergio Rezende, a proeza. As filmagens aconteceram em oito semanas, três no Rio de Janeiro e cinco em Juiz de Fora. Foi o último filme de Nélson Dantas, que morreu em março de 2006. Este é o quarto trabalho que Daniel de Oliveira ( Cazuza - O Tempo Não Pára) interpreta um personagem real.

Notícias recomendadas

15 filmes com histórias de superação que vão te inspirar

Cinema

15 filmes originais de 2019 que você precisa assistir

Cinema

"Marighella", "O Gênio e o Louco" e mais sete filmes que estreiam nesta quinta (18); Confira!

Cinema

Netflix: 15 filmes que todo jovem deveria assistir

Cinema

10 filmes incríveis que se passam na Nova Zelândia

Cinema

10 filmes incríveis que se passam no Rio de Janeiro

Cinema