Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Zuzu Angel

Longa revela a história da estilista e o drama que sofreu na mão do regime militar.

Zuzu Angel

Diretor: Sergio Rezende

Elenco: Daniel de Oliveira, Patrícia Pillar, Daniel, Luana Piovani

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006

Classificação: 14 anos

Em plena época de ditadura militar, a carreira da estilista Zuzu Angel (Patrícia Pillar) começava a deslanchar. Mulheres davam seus primeiros passos de individualidade e ela foi um grande exemplo disso. Separada do marido, sustentou seus três filhos exportando moda brasileira para o mundo. Foi pioneira neste sentido, usando elementos tipicamente brasileiros, como a chita, em seus figurinos. Mesmo com tanto sucesso, ela andava triste: não tinha notícias do filho mais velho, Stuart Angel Jones (Daniel de Oliveira).

Zuzu Angel não tinha a menor idéia de onde estava Stuart, militante estudantil que lutava pela revolução socialista ao lado da mulher Sônia Angel (Leandra Leal). Até o dia em que recebe um telefone de algum desconhecido, que dizia que Paulo (como Stuart era conhecido no movimento) estava preso. A estilista parte no meio da noite em busca do filho nos quartéis do Rio de Janeiro, mas ele é dado como desaparecido político pelo Centro de Informações e Segurança da Aeronáutica - CISA. A intuição de mãe lhe diz que tudo é uma farsa, que os agentes estão mentindo descaradamente para ela. Sendo assim, conta com a ajuda de suas amigas e do advogado Fraga (Alexandre Borges), que sempre esteve ao seu lado, para obter respostas e verdades.

Descobre que Stuart foi preso, torturado e morto. Fortemente abalada, deseja ao menos velar e enterrar o filho, mas o corpo não é encontrado. Apela até para o senador norte-americano Edward Kennedy, que levou o caso ao Congresso dos Estados Unidos. O desespero desta mãe, que denunciava o cruel assassinato para a imprensa, intelectuais e pessoas comuns na rua, a fez ter o mesmo destino do filho. Certa noite, um estranho acidente de carro culminou em sua morte instantânea.

Houve várias tentativas de reproduzir a história de Zuzu Angel na tela. A primeira delas foi uma encomenda do então estreante Walter Salles Jr. ao chileno Jorge Durán. Mas Joaquim Vaz de Carvalho - que foi vizinho de Stuart na infância - conseguiu, ao lado do diretor Sergio Rezende, a proeza. As filmagens aconteceram em oito semanas, três no Rio de Janeiro e cinco em Juiz de Fora. Foi o último filme de Nélson Dantas, que morreu em março de 2006. Este é o quarto trabalho que Daniel de Oliveira ( Cazuza - O Tempo Não Pára) interpreta um personagem real.

Notícias recomendadas

10 filmes com Philip Seymour Hoffman que você deveria assistir

Cinema

"Em Chamas", "O Quebra-Cabeça" e mais três filmes estreiam nesta quinta (15); Confira:

Cinema

Disney Pixar divulga teaser trailer de "Toy Story 4"; assista!

Cinema

21 filmes com heróis de Stan Lee que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

10 filmes que você precisa assistir na Netflix até o final do ano

Cinema

9 filmes imperdíveis com o ator Eddie Redmayne para assistir hoje mesmo

Cinema