Guia da Semana

Passar de namorados para "namoridos" (que seria uma junção de namoro com marido, ao morar juntos) é um passo enorme que precisa ser muito bem pensado. Afinal, tudo em sua relação vai ser modificada e impactada por essa decisão - até as coisas que você nem imaginaria podem se tornar um problema entre vocês.

Este é o momento certo ou vocês estão dando um passo maior que a perna?

Para você que imagina que aquela viagem que fizeram juntos basicamente resume como seria a vida a dois de vocês, está muito enganada(o). A rotina, a proximidade, companheirismo (ou a falta de), os gastos e os planos para o futuro entram nessa equação para mudar totalmente seu relacionamento. É por isso que separamos alguns pontos importantes a se considerar antes de ir morar junto com seu namorado(a) e levar essa relação a outro nível.

1. O lugar da conchinha na rotina

A "emoção" de só dormirem juntos algumas vezes na semana desaparece quando vocês passam a morar junto. E se só um dos dois realmente curte dormir de conchinha, provavelmente vai passar vontade algumas noites. Porque existem dias que você só quer chegar em casa e se esparramar na cama, se enrolar na coberta e dormir profundamente. Nem todas as noites serão de romance e grude adolescente nessa nova fase.

2. O lugar do sexo na rotina

Ainda pensando na rotina noturna do casal, aquele desejo sexual, que você sentia quando encontrava seu namorado(a) só algumas vezes na semana, também não vai surgir todas as noites em que vocês deitarem para dormir juntos, simplesmente porque isso vai acontecer tipo TODAS as noites. E existem dias que você só quer chegar em casa e dormir!

3. Conhecer o pior lado do parceiro

Aquele lado que você não precisava lidar tanto quando cada um morava na sua casa. A bagunça, os dias ruins, as nojeiras que ela(e) deixa no banheiro, a imundice que ele(a) deixa a cozinha, quando um acorda de mau-humor, quando o outro dorme sem tomar banho, quando um perde a paciência ou quando o outro deixa a toalha molhada em cima da cama de vocês. A realidade é dura, mas ela sempre aparece! Então você precisa saber que morar com seu namorado(a) não é aquilo "conto-de-fadas" que você idealizou.

4. Compartilhar tempo livre

Sabe aquele tempo que você tem só para você? Quando você chega cansado do trabalho e só quer se jogar no sofá, jogar video game ou assistir suas séries, em paz? Pois é, tenha em mente que agora você vai ter que compartilhar esse "momento eu" com seu parceiro(a). Afinal, vocês precisam manter o companheirismo vivo entre vocês - não dá para chegar em casa e se trancar no seu "mundinho". Você não vai mais estar sozinho, então compartilhar sua vida (e seu tempo livre) com quem se ama é algo importante quando se vai morar junto.

5. Respeitar o espaço de cada um

Mas também não é porque vocês compartilham cama, casa e tempo livre que vocês precisam fazer TUDO junto! Uma hora vocês vão precisar fazer suas coisas, sejam de trabalho ou hobbies pessoais. Antes de morar juntos, vocês se encontravam necessariamente para fazer algo juntos (ver um filme, jantar, sair para algum lugar) e agora você precisa pensar em como vai ser estar junto mas cada um fazendo suas coisas, como numa rotina normal, habituar-se a essa e cada vez se sentir mais à vontade na presença do outro.

6. Compartilhar decisões sobre TUDO

A vida do casal passa a ser guiada por decisões que os dois devem tomar e ter participação. Desde as coisas mais importantes, como "qual carro devemos comprar", até as coisas mais banais como "o que vamos jantar hoje". Se as duas partes não estão dispostas a conciliar esses desejos e ceder quando necessário, a vida a dois vai ser difícil e tumultuada - e vocês podem acabar brigando porque ela(e) quer filé com salada e você quer Mc Donald's.

7. Dividir tarefas

Esse tópico é muito importante quando se pensa em morar junto com seu namorado(a). Vocês sabem dividir as tarefas? Vocês vão conseguir cuidar de uma casa juntos, sem injustiças e com muito companheirismo? Saber organizar um lar e dividir essa parte chata de lavar louça, passar roupa e arrumar a cama vai ser algo decisivo na relação de vocês.

8. Lidar com despesas

Antes de se mudar com o amor da sua vida, você precisa pensar nas questões financeiras: como serão divididos os gastos? Como vocês vão aplicar esse dinheiro no lar? Ter planejamento e responsabilidade na hora de sair gastando o orçamento de vocês pode ser a diferença entre um final feliz e um desastre.

9. "Intimidade é uma droga"

Com certeza você já deve ter ouvido essa frase. Se vocês vão morar juntos, dê adeus àquela imagem da sua namorada(o), sempre cheirosa(o), arrumada(o) e penteada(o), porque pessoas normais não vivem assim 24hrs por dia. Não quer dizer que vocês nunca mais vão se arrumar um para o outro, só que você vai conhecer outro lado do seu parceiro - um muito mais real. Encontrá-la descabelada, sem maquiagem, vestindo aquele pijama velho furado e eventualmente com a depilação atrasada vai passar a ser normal. E o mesmo vale para ele: encontrar ele coçando o saco no sofá, com cara de mendigo barbudo e com o desodorante vencido faz parte. Arrotos, peidos, grandes acontecimentos no banheiro e outras dessas intimidades maravilhosas fazem parte da rotina da vida a dois - e o amor supera tudo!

10. Planos para o futuro

E por fim e mais importante: antes de decidir morar juntos vocês devem saber os planos futuros um do outro, e se eles coincidem. Afinal, este é um grande passo no relacionamento de vocês, não significa só "passar a se ver mais" ou "dormir todos os dias juntos". Trata-se de tornar mais séria ainda sua união - e se vocês não querem a mesma coisa para o futuro, para que começar essa jornada juntos? Por isso essa questão é a mais importante. Vocês querem ter muitos filhos? Em breve? Mudar-se para o interior? Viver na capital? Querem ter cachorro, gato, papagaio? Conheçam os planos um do outro para não se surpreender nem se decepcionar depois.

Atualizado em 7 Mar 2019.