Guia da Semana

Já passou pela sua cabeça que pode ter muita coisa que você está fazendo errado no seu dia a dia sem nem perceber? Coisas mínimas, que parecem ser meros detalhes, podem fazer toda a diferença no futuro. Seja por você falar errado, dormir ou se alimentar mal.

+ Erros que todos cometemos uma vez na vida
+ Como perder peso sem ter que encarar uma academia
+ 50 experiências que todos deveriam ter uma vez na vida

Então se liga em coisas que todos nós podemos estar fazendo errado no nosso dia a dia:

1. Escovar os dentes

Você sabia que faz mal escovar os dentes logo após uma refeição? Os ácidos presentes nos alimentos podem penetrar nos seus dentes e, em longo prazo, fazer um estrago. A dica é fazer um bochecho com água por 30 segundos antes de começar a sua higiene bucal – que requer pelo menos 2 minutos escovando os dentes -, e claro, não se esquecer de passar fio dental e enxágue bucal.

2. Sentar

Não precisamos nem falar da postura que todos nós sentamos, não é mesmo? Mas o grande problema está em ficar sentado o dia inteiro no escritório ou simplesmente no sofá vendo TV – sentar-se por mais de uma hora por dia pode diminuir a sua expectativa de vida e trazer problemas como varizes, diabetes e sedentarismo. Se você trabalha sentado, levante-se a cada meia hora e vá dar uma volta.

3. Dormir

Se você é o tipo de pessoa que troca o dia pela noite, não precisa nem dizer que já começou errado, né? Você tem que dormir entre 6h e 8h por NOITE, em um ambiente totalmente escuro e silencioso – sem música ou TV -, para o seu corpo realmente descansar. E claro, tem que ficar atento com a postura que você dorme e a quantidade de travesseiros, que pode causar grandes problemas de coluna no futuro.

4. Falar

Ninguém é perfeito e, levando em consideração que a língua portuguesa é super complexa, você também não está a salvo quando o assunto é falar errado. Comece a prestar atenção a erros mínimos e bobos de pronúncia e concordância, e você verá que dá para melhorar muita coisa :)

5. Desperdício

Você já parou para pensar quanta coisa está desperdiçando durante o dia? Seja na hora de lavar louça ou escovar os dentes, que você deixa a torneira ligada o tempo todo sem necessidade; na hora de tomar banho, que você passa quase uma hora pensando na vida embaixo do chuveiro; ou na hora de cozinhar, que nunca acerta na porção e o resultado é jogar um monte de comida no lixo. Comece a reparar em pequenas coisas que você está desperdiçando e que poderiam ser diferentes.

6. Se alimentar

Pular refeições? Comer muito fast food, carne vermelha, queijos amarelos e pouca salada? Muitas vezes por falta de tempo, ou por pura preguiça, colocamos outras coisas como prioridade e nos esquecemos da saúde. Preste atenção!

7. Lavar as mãos

Sabia que a maioria das bactérias presentes no seu corpo está na palma da sua mão? Pois é, e você já parou para pensar a diferença que faria se lavar as mãos fosse um hábito presente na sua rotina? Pense nisso. E fica a dica que sabonete anti-bactericidas não é tão bom quanto você imaginava, afinal, as químicas presentes nesse tipo específico fazem com que você perca a resistência para certos tipos de bactéria.

8. Economizar $

Sempre reclama que está no vermelho no fim do mês? Então experimente colocar no papel todos os seus gastos, e verá que muita coisa poderia ter sido diferente. Por exemplo, passe a cozinhar ao invés de almoçar fora todos os dias, ou então faça um esquenta antes de ir para o rolê ;)

9. Esportes

Não me venha com esse papo que você não tem tempo de praticar esportes, pois nós temos a resposta: por que ao invés de usar o elevador, você não utiliza a escada? Ou vai de bike para o trabalho? Ou simplesmente acorda meia hora mais cedo para fazer uma caminhada?

10. Fazer a barba

Você sabia que o melhor horário para fazer a barba é durante a noite? Afinal, a lâmina de barbear deixa a sua pele muito sensível, fato que pode trazer uma complicação se exposta no sol. E claro, prepare a sua pele antes disso, com cremes certos, para não ferir a sua pele.

Por Redação ObaOba

Atualizado em 13 Mai 2015.