Guia da Semana

Quando um relacionamento se torna insustentável, é hora de criar forças pra dizer chega e começar uma nova vida, mas a verdade é que muitas pessoas não conseguem fazer isso. Ao caírem na mesmice de uma relação sem sal e sem açúcar, elas preferem continuar levando o relacionamento adiante ao invés de aceitar que não existe mais amor.

+ 6 estágios do relacionamento
+ 11 motivos que levam os relacionamentos ao fim
+ 10 dicas de esquentar o relacionamento sem gastar quase nada

Claro que um término não é fácil pra ninguém, mas adiar algo que uma hora ou outra vai acontecer é pior ainda! E as pessoas são profissas na hora de inventar uma desculpinha boa pra continuar levando a situação, as frases mais típicas são:

1. "Imagina ter que começar um relacionamento tudo de novo"

Pode ser que você não goste de conhecer novas pessoas, paquerar ou criar novos laços...mas por que se prender em algo que não está dando certo? Provavelmente quando você começou este relacionamento, foi preciso conhecer seu(ua) parceiro(a) e assim será com o próximo. Deixa acontecer de uma forma natural que tudo vai dar certo ;)

2. "Mas ele(a) é maravilhoso(a) na cama"

Será que nós precisamos mesmo lembrar você que existem dezenas, centenas e milhares de pessoas espalhadas ao redor do mundo? Por mais que ele ou ela seja maravilhoso(a) na cama, não existe apenas um indivíduo que sabe como mandar muito bem no sexo. Sem contar que um relacionamento não é feito apenas disso e sim de um todo.

Image and video hosting by TinyPic

3. "Ele(a) se dá muito bem com os meus pais e amigos"

Isso não é ótimo? Não tem como negar que ter uma boa relação com os sogros e amigos do parceiro é um plus, mas se vocês não se dão bem, é óbvio que esse relacionamento está errado! Afinal, a relação é entre você e ele(a) e não com as pessoas "secundárias".

4. "Tenho certeza que uma hora ou outra ele(a) vai mudar"

Não fique dependendo de um relacionamento feito de expectativas, o que conta é o agora. Se vocês já conversaram sobre os problemas há algum tempo e nada mudou, infelizmente, é hora de cortar o mal pela raiz.

5. "Não vou conseguir lidar com o término de uma relação"

Você não é o único(a) que passa por isso, e você acha mesmo que é mais fácil ficar sustentando um relacionamento que praticamente já acabou só pra não sofrer por um tempinho? Acredite, por mais que possa parecer que será o fim do mundo, não é! Depois da tempestade vem a calmaria, nós prometemos :) E outra, aproveite o momento para investir mais em você mesma(o), faça coisas que gosta e passe o tempo com pessoas queridas.

Image and video hosting by TinyPic

6. "O começo do nosso relacionamento era maravilhoso, uma hora voltará a ser como antes"

Se viver preso(a) no futuro é ruim, no passado pode ser até pior! Se o relacionamento de vocês já foi incrível, agradeça por isso e guarde as boas memórias, talvez não era pra ser e é hora de desapegar. Claro que não é tão fácil quanto parece, mas existem momentos onde é preciso arrumar uma forcinha pra escolher a decisão certa!

Image and video hosting by TinyPic

7. "Onde vou encontrar outra pessoa como ela(e)?"

Talvez na próxima esquina! Essa coisa de príncipe ou princesa encantada não existe na vida real, quanto mais cedo você descobrir isso é melhor, viu!? Todas as pessoas têm qualidades e defeitos, você tem, ele tem e qualquer um que você cruza por aí também! Se o fogo se apagou e não existe mais amor, talvez seja melhor parar de viver uma mentira.

Image and video hosting by TinyPic

8. "Mesmo que nada esteja bom, é melhor do que ficar sozinha(o)"

Sozinho nada! Pense nos seus amigos e família <3 Você nasceu e viveu tantos anos sem namorar, por que agora parece o fim? Sai dessa! O mundo tá cheio de pessoas solteiras esperando alguém incrível aparecer, pode ser que muito mais rápido do que você imagina, a sorte de um amor apareça por aí. :) Não se prenda em algo que não te faz bem por medo de enfrentar uma solidão que nem existe!

9. "Eu vou ser a(o) única(o) solteira(o) do grupo"

Não veja as coisas desse jeito, o seu relacionamento não é o mesmo que o do seus amigos, cada casal constrói sua própria relação! Se a sua não está mais dando certo, paciência, não é mesmo!? Melhor colocar um fim do que ficar vivendo um relacionamento que não é verdadeiro. E outra, abra as portas para novas amizades também, afinal, amigo nunca é demais <3

Image and video hosting by TinyPic

10. "Apesar de tudo, ela(e) me conhece muito bem!"

E isso é ótimo! Mas isso não vai melhorar nenhum relacionamento, sem contar que do mesmo jeito que ele(a) conhece você muito bem, outras pessoas conhecerão. A questão é acreditar que existem milhares de formas de fazer um relacionamento dar certo, se o atual não tem mais jeito, é hora de procurar novos caminhos e tentar algo diferente. ;)

Por Juliane Romanini

Atualizado em 7 Jul 2015.