Guia da Semana

Todo mundo já passou por aquele momento trágico da vida amorosa: o pós-término. Superar um ex-namorado pode ser traumático em alguns casos, e até mesmo durar bem mais que o necessário (confira aqui as 13 fases do término de um namoro, por exemplo).

+ 10 sinais de que você reataria fácil com seu ex-namorado
+ 12 situações que só pessas estouradas enfrentam
+ Os 20 tipos de ex-namorados mais comuns

Mas pior ainda é ter que lidar com essa pessoa em um possível encontro na rua, com amigos, ou até mesmo no trabalho! Para você não se afundar em lágrimas nessas horas e saber lidar com essa situação que, convenhamos, é um pesadelo, nós temos algumas dicas! Confira:

1. Regra mais importante: jamais recorra às redes sociais

Image and video hosting by TinyPic

Não há nada pior que isso. Postar indiretas, oversharing e atualização excessiva de status (principalmente quando se diz que está solteiro) é uma das piores coisas que você pode fazer nesse momento. Isso passa uma imagem de que você demanda atenção e está carente.

2. Demonstre indiferença, não ódio

Image and video hosting by TinyPic

Seja ao vivo, seja nas redes sociais, não deixe o ódio tomar conta de você. Isso é sinal de que você ainda se importa com ele. O ideal é ser o mais indiferente possível. Não critique seu ex em postagens, nem para os amigos e colegas.

3. Evite indiretas

Por falar em demonstrações de ódio, também não adianta disfarçar isso por meio da publicação de indiretas. Ao vivo então, nem pensar. Essa é uma forma infantil de lidar com o problema. Seja cortês e evite ao máximo esse tipo de atitude.

4. Não tente se vingar do ex-namorado

Image and video hosting by TinyPic

Seriados como Revenge e Scandal podem até glamourizar a vingança contra o ex-namorado, mas, acredite, isso não vale a pena. Fuja de ciladas como tentar ficar com algum amigo ou ex dele. Na verdade, o que mais o deixará louco nessa hora é mesmo sua indiferença.

5. Invista no visual

Image and video hosting by TinyPic

Está se sentindo mal com o término? Está com medo de encontrar ele na rua? Que tal dar um up no visual? Isso pode ser ótimo para sua autoestima! Corte o cabelo, renove o guarda-roupa e invista na academia!

6. Não sabe o que dizer? Recorra a amenidades

Encontrar com o ex é um dos momentos mais difíceis. Nessas horas, se for mesmo necessário, recorra a amenidades e converse rapidamente. Jamais caia na tentação de retomar uma DR do passado!

7. Evite constrangimentos desnecessários

Image and video hosting by TinyPic

Nesses encontros ao vivo, é importante você evitar qualquer embaraço como perguntar quem é aquela pessoa acompanhando seu ex-namorado! Procure frequentar lugares diferentes que ele, pois isso te ajuda inclusive a conhecer pessoas novas.

8. Não se afogue no álcool

Pode até parecer uma boa ideia à primeira vista, mas os efeitos são desastrosos. Além de jogar seu dinheiro fora nos drinques mal-preparados da boate, você corre o risco de acordar na cama de alguém que você nem conhece pela manhã. Que tal evitar esse tipo de arrependimento?

9. Foco no trabalho, nos amigos e na família

Image and video hosting by TinyPic

Nada melhor para se mostrar superior ao ex-namorado do que tocar sua vida profissional e afetiva. Priorize seu futuro nessa hora e conte com o apoio daqueles que realmente se importam com você.

10. Lembre-se de tirar algum aprendizado desse relacionamento

Image and video hosting by TinyPic

Independentemente do motivo do término, todo relacionamento deve servir como aprendizado para os namoros futuros. Não desperdice essa oportunidade de aprender com os erros do passado e reflita sobre os motivos que te levaram ao término. Faça diferente da próxima vez e tenha mais critério na escolha do boy!

Com essas dicas infalíveis em mãos, fica fácil se mostrar superior ao ex-namorado. Basta disciplina! Nada de recaídas e deslizes nessas horas! Se possível, conte com a ajuda de um(a) melhor amigo(a) para desabafar nos momentos mais difíceis. E bola para frente!

Atualizado em 9 Dez 2015.