Guia da Semana

Se você ultimamente tem "pescado" muito na cadeira do escritório ou na carteira da sala de aula, é muito importante você ler essa matéria. Afinal, essas dicas simples podem evitar uma demissão ou uma nota zero na hora da prova!

+ 30 coisas que só quem ama dormir pode entender
+ 10 razões para toda mulher ter um amigo gay
+ 10 coisas que você só aprende quando começa a trabalhar

Para espantar aquele sono logo cedo de manhã, ou aquela sonolência que bate forte depois do almoço, dá uma olhada nessas 10 dicas! Para seu professor ou seu chefe não te pegar tirando uma sonequinha no meio do expediente/aula:

1. Sentar direito na cadeira

Quanto menos "deitado" você estiver na cadeira, mais difícil vai ser pegar no sono!

2. "Acordar" o corpo de tempos em tempos

Dar aquela espreguiçada e/ou alongar as pernas vai te ajudar a espantar essa sonolência!

3. Evitar comidas pesadas

Coma leve! O corpo gasta muita energia para digerir alimentos como pães, massas e carnes. Para não ficar zumbi no trabalho/faculdade é só maneirar nestes alimentos!

4. Dá-lhe cafeína

Apelar para um cafézinho ou para uma Coca-cola é válido! É um jeito artificial de estimular adrenalina no seu corpo, e assim te manter mais acordado.

5. Lavar o rosto com água fria

Nada agradável, nós sabemos, porém super eficaz! Esse simples gesto quebra a sensação de conforto em que o corpo se encontra e ajuda a evitar o sono.

6. Bombar seu fone de músicas animadas

O ritmo musical fica a sua escolha. O importante é colocar uma música agitada e alta no seu fone de ouvido, para te animar e te manter desperto!

7. Dar um break - tirar 5 minutos para ver outra coisa

A sonolência pode vir do fato de você estar executando uma mesma função repetidamente, por muito tempo. Tirar um tempinho para olhar coisas que não tem nada a ver com o trabalho/aula (assistir um vídeo engraçado, ler algo interessante na internet, checar as redes sociais) pode te trazer ânimo para continuar ativo e animado em suas funções.

8. Ar condicionado salva!

O calor amolece o corpo e nos deixa muito mais sonolentos. Então se o seu escritório ou sala de aula dispõe de ar condicionado, aproveite muito bem esse recurso - não só para te livrar do calor, mas também para te livrar da sonolência!

9. Dormir no caminho

Por que não? Não vai ser a soneca mais confortável do mundo, mas cochilar no trajeto até o trabalho/faculdade vai ajudar a diminuir o cansaço que está acumulado.

PS: Só serve para quem usa o transporte público, ÓBVIO!

10. Dormir com qualidade no dia anterior

Por mais que você não consiga dormir muito, a qualidade do sono compensa a quantidade de horas sim! Dormir num ambiente escuro e silencioso, sem distrações ou perturbações, é sempre o melhor remédio para evitar a sonolência no dia seguinte.

Atualizado em 7 Mar 2019.