Guia da Semana

Viajar - para muitos, um alimento para a alma! Dizem que quanto mais viajamos e conhecemos o mundo, mais passamos a conhecer a nós mesmos. Seja por um curto período ou por longos meses, seja para o estado vizinho ou para o outro lado do planeta: viajar sempre traz novos conhecimentos, hábitos e culturas.

+ 11 sinais de que você é viciado em viajar
+ 20 coisas que você descobre quando faz 20 anos
+ 20 coisas que só viciados em comida japonesa vão entender

Mas você sabe como que essa mudança toda afeta o seu corpo? Reunimos 10 efeitos que viajar provoca no seu corpo - alguns bons, outros ótimos e outros nem tanto! Mas "tudo vale a pena quando a alma não é pequena", certo?

1. Transforma sua personalidade - para melhor!

Image and video hosting by TinyPic

Já foi comprovado pela psicologia que quanto mais os viajantes interagem com novas pessoas e culturas, mais aberta a novas experiências se torna sua personalidade.

2. Os terríveis quilinhos a mais

Image and video hosting by TinyPic

Não é incomum vermos pessoas engordarem 10kg ou mais ao viajar para um lugar novo. A empolgação e euforia, ligadas ao prazer de viajar, são campeãs em desenfrear seu paladar. Sem contar que a mudança de cardápio geralmente é brusca - e seu organismo não está acostumado a tanta comida diferente.

3. Muda sua perspectiva de vida

Image and video hosting by TinyPic

É observando outras culturas que nos tornamos mais conscientes sobre a nossa própria! Da mesma maneira que é conhecendo o mundo que conhecemos a nós mesmos. Nessa troca de experiências, você acaba descobrindo que aquele problemão que você tinha, na verdade é um probleminha! ☺

4. Pode bagunçar a rotina do seu intestino

Image and video hosting by TinyPic

Intestino preso é algo bem real para os viajantes! Isso pode ser explicado pela carga de ansiedade que uma viagem coloca em nossos ombros. Além disso, a mudança na dieta, na rotina e no fuso horário contribuem para esse problema!

5. E pode até desregular sua menstruação!

Image and video hosting by TinyPic

Calma, você não está grávida! É comum acontecer esse desregulamento se você, além de ansiosa, está se colocando sob muito estresse. Também tem a ver com a mudança de horário e seu relógio biológico, enquanto eles não sincronizam.

6. Cansaço durante o dia, insônia durante a noite

Image and video hosting by TinyPic

Sim, estamos falando do fuso horário! Seu corpo vai levar um dia inteiro para cada hora de diferença do horário do seu país/cidade.

7. Te torna mais emocionalmente estável

Image and video hosting by TinyPic

Da mesma forma que as viagens te ajudam a mudar sua perspectiva de vida para melhor, também te ajudam a encarar imprevistos com calma e sem ansiedade! Ao invés de sentir angústia, viajantes passam a saber lidar melhor com as coisas que fogem à rotina.

8. Dá aquela injeção de adrenalina!

Image and video hosting by TinyPic

É viajando que fazemos coisas que nem sabíamos que éramos capazes - pelo simples fato de sairmos de nossa zona de conforto. É por isso que mergulhamos em novas (e malucas) experiências, como trilhas, esportes aquáticos, paraquedas, bungee jump...

9. Te torna mais inteligente

Image and video hosting by TinyPic

Você "malha" seu cérebro para falar em outra língua! Com essa atividade diária, você passa a ter um raciocínio mais rápido e mais eficaz, só de colocar esse músculo para trabalhar.

10. Causa depressão

Image and video hosting by TinyPic

Depressão?! Só se for depressão pós-viagem né! Porque se tem algo que viajar cura é qualquer depressão ♥

Atualizado em 7 Mar 2019.