Guia da Semana

É difícil manter a chama acesa em relacionamentos longos. Manter aquele brilho, aquela cumplicidade e, principalmente, a harmonia entre o casal pode se tornar uma verdadeira missão impossível! E já que amar também significa ser feliz, não há porque estar em um relacionamento no qual não haja felicidade, certo?

+ 16 coisas que mudam no sexo de casais que estão muito tempo juntos
+ 14 verdades sobre relacionamentos que você só aprende errando
+ 8 erros de começo de namoro que os casais precisam parar de cometer

Pensando nisso, separamos alguns hábitos que todo casal feliz tem, baseados na pesquisa do psicólogo de relacionamentos Dr. Mark Goulston. São pequenos gestos que podem passar despercebidos, mas com certeza refletem um elevado estado de espírito, de satisfação e de harmonia do casal. Casais felizes:

1. Andam de mãos dadas

Image and video hosting by TinyPic

Manter o costume de andar de mãos dadas, um acompanhando o outro, se mostrou eficaz para felicidade do casal. Esse hábito tão comum do começo de namoro faz diferença por demonstrar companheirismo e cumplicidade.

2. Vão para cama ao mesmo tempo

Image and video hosting by TinyPic

É certo que, com o dia a dia cada vez mais corrido e agitado, fica difícil de conciliar o horário de dormir dos dois. Mas fazer desse gesto de início de relacionamento um hábito ajuda na cumplicidade do casal, além de contribuir para sua vida amorosa e sexual. Mesmo que só um esteja com sono e o outro fique fazendo qualquer outra coisa (lendo um livro, vendo TV, mexendo no computador) esse momento a dois tem grande importância - já que dormir com o parceiro do lado faz toda diferença ♥

3. Não dormem brigados

Image and video hosting by TinyPic

Não importa quão tarde da noite seja ou quão tensa tenha sido a briga, casais que sempre resolvem seus conflitos antes de dormir são mais felizes! Não ter assuntos pendentes ao amanhecer e usar da hora de dormir para se conciliar e dormir abraçadinho, melhora e muito na harmonia do casal. Dormir brigado é só uma forma de prolongar um desentendimento!

4. Conversam durante o dia

Image and video hosting by TinyPic

Trocar mensagens ou ligações para contar sobre seu dia e querer saber da rotina do parceiro é uma forma de estreitar os laços de qualquer relação! Esse contato é importante e nunca deve ser deixado de lado - pois demonstra o interesse um no outro e é uma forma de compartilhar seu dia a dia com seu amor.

5. Frequentemente dizem "eu te amo"

Image and video hosting by TinyPic

Quem é que não gosta de ouvir essa frase saindo da boca de quem se ama, né? Além de um gesto romântico, dizer "eu te amo" reafirma o sentimento de felicidade e bem-estar entre o casal, deixando claro de que se está feliz com a pessoa ao seu lado. É um hábito para nunca perder!

6. Perdoam as pequenas coisas

Image and video hosting by TinyPic

Casais mais felizes são aqueles que não dão grande valor aos pequenos defeitos e nem aos pequenos erros do parceiro. Tudo o que pode ser relevado é deixado de lado, colocando em perspectiva que o que vocês têm de bom vale mais a pena. Estar sempre disposto a perdoar o parceiro funciona bem mais do que desconfiar, puni-lo ou embarcar em discussões que não têm fim.

7. Trocam carinhos, se abraçam ou ficam "juntinhos"

A nossa pele tem uma memória para nossas sensações. Ao ser abraçado ou acariciado por quem se ama, nós podemos sentir à flor da pele (literalmente) que somos amados de volta. O casal que faz desse contato menos frequente passa a experienciar o "não-toque", que é processado como negligenciação e distanciação emocional.

8. Cultivam interesses em comum

Image and video hosting by TinyPic

Mais do que manter a chama da paixão acesa, o casal precisa criar laços de companheirismo e amizade para o relacionamento dar certo. Casais que cultivam interesses em comum - como andar de bicicleta, cozinhar, caminhar, ler um livro, assistir uma série, etc. - são mais felizes! Ter seus interesses próprios é importante, mas realizar hobbies e atividades com quem se ama é fundamental.

9. Demonstram afeto publicamente

Image and video hosting by TinyPic

Ninguém está falando de fazer serenatas ou contratar um carro de som para expressar o seu amor. O fato é que: casais felizes gostam de ser vistos juntos e gostam de expressar seu sentimento (mesmo que cada um a sua maneira). Sentar lado a lado, andar de mãos dadas,colocar as mãos nos ombros ou nas pernas do parceiro demonstra carinho. Dificilmente um casal em crise terá esses pequenos gestos instintivamente!

10. Conversam

Image and video hosting by TinyPic

O diálogo é a grande chave para o sucesso de um relacionamento. Ter a intimidade e a liberdade de dizer o que sente e pensa pode ser a diferença entre um casal infeliz e um casal realizado, apaixonado e em harmonia. Além de ter a liberdade para falar, é essencial saber ouvir o parceiro - e entender o seu lado. Casais que conversam e se mantém transparentes na relação são os mais felizes!

Atualizado em 7 Mar 2019.