Guia da Semana

Não há nada como a casa dos nossos pais: comida na geladeira, louça lavada, casa sempre limpa e roupas que "magicamente" vão do cesto de roupa suja de volta à gaveta. Mas, eventualmente, chega uma hora na vida de todo jovem adulto em que a vontade de independência e liberdade fala mais alto - é, pode estar na hora de sair da casa dos seus pais!

+ 10 receitas para quem não sabe cozinhar conseguir se virar sozinho
+ 14 motivos para dar uma festa de aniversário para o seu animal de estimação
+ 18 coisas que só quem tem mais de 20 anos e ainda mora com os pais pode entender

Para você que ainda tem dúvidas se esse é o momento certo, reunimos 10 sinais de que está na hora de sair da casa dos seus pais. A gente cresce, e às vezes não existe mais compatibilidade para dividir o teto com eles. Melhor sair antes que a vida de vocês vire um inferno!

1. Você e seus pais discutem o tempo todo

Image and video hosting by TinyPic

Quando a convivência fica difícil - e quase insuportável - às vezes não há outra coisa a se fazer. Nossos pais tendem a achar que estão sempre certos, e que os filhos serão sempre crianças que ainda têm muito o que aprender. Mas uma hora a gente cresce e faz o que tem vontade, o que geram muitas brigas e desentendimentos.

2. Seus horários não combinam

Image and video hosting by TinyPic

É aquela história, quando os seus pais estão dormindo, você não pode dar um piu, mas quando é você que tá dormindo, rola aspirador, liquidificador, TV ligada, abrir a janela... Se seus pais acordam muito mais cedo do que você, toda a rotina da casa "acorda" com eles, o que pode te atrapalhar nos seus horários de sono. E se você chega tarde em casa e vai dormir só de madrugada, pode estar atrapalhando o sono deles também.

3. Você não tem o seu espaço pessoal respeitado

Image and video hosting by TinyPic

Alguns pais têm mais dificuldade em respeitar o espaço pessoal do filho, que é, basicamente, o seu quarto e suas coisas. Quem é que nunca teve que lidar com os pais fuçando no seu quarto, reclamando que as coisas não estão arrumadas do jeito que eles querem, se metendo em tudo o que podem, desde a bagunça até suas ligações telefônicas? Tem uma hora que não dá mais!

4. Você tem o mínimo de condição financeira para bancar um aluguel

Image and video hosting by TinyPic

É aquela coisa: se você tem um emprego legal e tá ganhando razoavelmente bem, dá! É só colocar o pé no freio, organizar direitinho e cortar gastos. Coloque no papel e você pode se surpreender com o resultado! Você não precisa ter todo o dinheiro de uma vez para comprar algo, apenas o mínimo por mês para pagar um aluguel ou o financiamento de um lugar!

5. Você está num relacionamento sério e quer casar

Image and video hosting by TinyPic

Quem casa, quer casa! Se você está num relacionamento sério neste nível, fica claro que a casa dos seus pais vai ficar apertada demais para vocês dois. Se você está para se casar ou quer morar junto, tá na hora de começar uma fase nova na sua vida e sair definitivamente da casa dos seus pais, antes de qualquer coisa!

6. Seu quarto está ficando pequeno demais para você

Image and video hosting by TinyPic

Se o seu quarto não comporta mais suas coisas e suas necessidades, pode ser um sinal para sair da casa dos pais. Isso pode se dar de vários jeitos: seja porque você quer trocar a cama de solteiro pela de casal e não dá, porque você quer um móvel (como uma estante, uma poltrona ou uma TV) e não cabe ou porque, já que você ganha seu próprio dinheiro, comprou tanta roupa que não tem mais onde guardar.

7. Você tem vontade de reunir seus amigos em casa, mas não pode

Image and video hosting by TinyPic

Dificilmente na casa dos seus pais você vai se sentir totalmente à vontade para convidar seus amigos para tomar uma breja, por exemplo. Quando essa vontade de receber pessoas em casa passa a ser mais frequente, a ponto de você precisar ter essa liberdade, pode ser um sinal para você arranjar seu próprio espaço para receber suas visitas.

8. As regras da casa dos seus pais não combinam com seu estilo de vida

Image and video hosting by TinyPic

Casa dos seus pais, regras dos seus pais. Não há nada pior do que ser forçado a seguir coisas com as quais você não concorda! Por exemplo, se você gosta de comer assistindo TV e seus pais proíbem isso durante as refeições. Ou se você fuma e isso também está proibido na casa. Se você quer dormir até tarde no sábado e eles insistem em te acordar. São pequenas coisas, que se juntam e viram uma bola de neve - que, inevitavelmente, vai te levar para fora da casa deles.

9. E as manias e costumes deles passam a irritar cada dia mais

Image and video hosting by TinyPic

Quando a convivência não está boa, até as menores coisas podem causar grandes desconfortos no dia a dia. Isso se aplica às manias que seus pais têm e te irritam, que podem ser tão simples como uma xícara de café que sua mãe sempre deixa fora do lugar ou o cigarro que o seu pai acende todo dia e te dá rinite.

10. Não dá mais para depender do dinheiro dos seus pais

Image and video hosting by TinyPic

Por mais que você tenha certa independência financeira por ganhar o seu salário, morar na casa deles ainda significa viver do dinheiro deles. Afinal, seus pais que vão pagar a conta de água, de luz, de gás, abastecer a geladeira e entre outras coisas. Se você quer ser livre, seguir o seu caminho sem precisar pedir permissão nem dar satisfação para ninguém, tá na hora de viver com suas próprias asinhas - com seu próprio dinheiro e na sua própria casa!

Por Julia Bueno e Luísa Celiberto

Atualizado em 3 Out 2016.