Guia da Semana

O orgulho é um sentimento que pode ser uma virtude ou um vício. Funciona como um remédio: na dosagem certa te cura, e se tomar demais pode te matar. Ter orgulho próprio é bom e necessário para todo ser humano, é mais do que saudável saber reconhecer suas qualidades e apreciá-las! Agora, se seu orgulho é demais e está ficando entre você e as outras pessoas, deixou de ser algo bom e está na hora de desapegar desse sentimento já!

+ 35 coisas que só quem tem irmãos vai entender
+ 10 coisas que você só aprende quando começa a trabalhar
+ 30 coisas que só quem ama dormir pode entender

Dá uma olhada nesses 10 sinais que mostram que você é orgulhoso demais e cuidado: se você se identificar demais, talvez esteja na hora de uma mudança de hábito...

1. Dificilmente admite seu erro

Errar, eu? Claro que não. Você que tá errado.

2. Pedir desculpas é uma missão impossível

Se um simples pedido de desculpas fica entalado e queima na garganta toda vez que você tenta dizer, cuidado - é seu orgulho te sufocando! Todos nós somos seres humanos, todos nós erramos e todos nós precisamos descer de nossos pedestais e, humildemente, reconhecer nossos erros.

3. Não suporta pedir ajuda

Orgulhoso demais para pedir ajuda? Lembre-se que ninguém é totalmente autossuficiente - ninguém consegue viver sozinho. Não vale a pena afastar pessoas que só querem te ajudar por falta de modéstia.

4. Nunca tem a primeira atitude após uma briga

Se num casal, os dois são orgulhosos: ESQUECE! Uma briga boba se arrasta por dias e semanas, vira uma bola de neve morro abaixo, simplesmente porque nenhum dos dois dá o braço a torcer.

Por mais que você não esteja errado, por mais que você não consiga aceitar a posição do outro, deixe o orgulho de lado e tome a iniciativa - nunca machucou ninguém e só ajuda a resolver os problemas mais rápido.

5. Sempre precisa provar estar certo

6. Orgulho ferido = ferida emocional

A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

7. Não se arrepende de nada

O ego do orgulhoso não deixa!

8. Sempre atribui culpa ao outro

O orgulho sempre estará mais atento aos erros do outro do que aos seus próprios. Para não cair nessa, é sempre bom olharmos para nós mesmos antes de querer falar qualquer coisa!

9. Se acha superior aos outros

Esse sentimento de superioridade é muito característico no orgulho. Ter orgulho de si mesmo é ótimo, mas não ao ponto de acreditar que você é melhor que os outros (porque você não é).

10. Não sabe aceitar críticas

Se para uma pessoa "normal" aceitar críticas já não é uma tarefa fácil, imagina para o orgulhoso?

Atualizado em 7 Mar 2019.