Guia da Semana

Com toda a badalação que envolveu o Lollapalooza 2014 e o montão de shows que vem vindo para o Brasil neste ano, a música internacional está em evidência (mais do que nunca).

+ Bandas independentes que não precisam de gravadora para fazer sucesso
+ Seis bandas brasileiras de som próprio que vocẽ tem que conhecer
+ 13 dicas para você curtir ao máximo um festival

E, quando pipocam shows, pipocam também os fãs. E fã, vocês sabem né? É tudo doido, cada um com a sua loucura. Existem vários tipos de fãs, que a gente reconhece de longe. Então vem dar risada com a gente e lembrar os tipos mais comuns:

Fã histérico

É aquele fã, homem ou mulher, que parece que tem um botão no corpo. Quando você anuncia o nome do astro predileto, ele surta, grita, chora, perde a linha e não consegue segurar a emoção. É aquele tipo de fã que você começa a evitar quatro meses antes do show da banda favorita para manter a amizade intacta.

Fã intimador

Esse é aquele fã que acha que sabe de tudo da banda. Nome, sobrenome, história de vida, primeiro CD, idade do cachorro, formação original da banda e outras coisas do tipo. Até aí tudo bem, o problema é que ele não resiste e vai acabar te intimando. "Ah, então você gosta de Iron Maidem? Mas Iron Maiden não é só heavy metal, é New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM). Qual é o primeiro álbum? Terceira faixa do quarto álbum lançado em estúdio com a parceria do zZzZzZzZzronc"

Fã envergonhado

Sabe aquele fã que curte uma coisa considerada cafona pelos amigos, e finge que não curte pra não "pagar de brega"? Tadinho, esse fã sofre, ouve a banda calado e não deixa ninguém ver as músicas do iPod. Mas aí, de repente, quando alguém solta uma informação errada sobre a banda que ele curte, prontamente é corrigido, até ele fingir que sabe por acaso todos os detalhes da vida do Naldo, por exemplo.

Fã artístico

O fã artístico gosta de, é claro, fazer arte. Ele pinta quadros, faixas, tatua o corpo com a cara da banda favorita, manda desenhos para os caras, joga uma camiseta customizada no palco em dia de show e adora criar logos novos para as bandas que curte na esperança de ser o novo design da música do momento.

Fã ostentação

Ostentar não é só privilégio do Funk. Fã que ostenta é aquele que compra pista premium para todos os shows da banda favorita na turnê por seu país, tem todas as camisetas, descola meet and greet em todos os shows, compra palhetas e outras coisas autografadas pelo eBay e vive mergulhado em coisas que lembrem o artista favorito.

Fã xiita

Para o fã xiita, a banda ou grupo que gosta é religião, e ele é o adorador máximo. Ai de quem falar mal ou sequer comentar errado sobre a banda, ai de quem disser que não curte o som. Paras estes seres surtados é Deus no céu e seu ídolo master na Terra. Ops, é seu ídolo ( seu Deus ) no céu e na Terra, servindo de espelho em atitudes ( às vezes não muito positivas), vestimentas ( às vezes bem ridículas ), palavras, gestos, e pasmem, até mesmo personalidade.

Fã sazonal

O fã sazonal é aquele que gruda numa banda quando descobre que ela vai vir ao Brasil. Não curte nem ouve o som com frequência, não acha a música especialmente boa. Mas se o assunto do momento é a banda tal, ele vai curtir, e vai ouvir, postar frase no Facebook, e vai esquecer com a mesma facilidade com que começou a curtir. É aquele tipo de fã que é gongado por aparecer em um vídeo jurando amores por uma banda e não saber dizer o nome de três músicas.

Fã hipster

O fã hipster detesta quando sua banda favorita fica hypada, e joga ela de canto até ela sumir do mapa. Ele gosta de bandas instrumentais experimentais de vanguarda, e esse tipo de coisa que jamais faria sucesso. Afinal, se os outros gostarem é mainstream, e não existe nada, no mundo, pior que ser mainstream. Nem a fome, nem a pobreza, nada é pior.

Fã groupie

A fã grupie pode até conhecer bem o som da banda, mas o foco são os integrantes, se eles são gatos, e como elas vão fazer para chegar no backstage. Essas fãs estão em todos os shows e sempre de olho nos produtores e nos hotéis que as bandas estão ficando. Afinal, quem nunca foi no hotel beber uma no bar só pra ver se encontra alguém #famoso?

Fã minimalista

Esse é aquele fã que mantem seu amor exacerbado pra ele. Ele ama, chora, canta e faz tudo, em casa ou de forma civilizada na presença dos amigos. Sabe ouvir outras coisas e falar de outros assuntos, mas ama e respeita sua banda, comentando sobre ela ocasionalmente. Ele não impõe seu amor como religião nem tatua o peito com o nome da banda favotira.

Por Julia Bueno

Atualizado em 20 Mai 2014.