Guia da Semana

A música costuma ser o centro das atrações quando o assunto é festival, mas o cenário desses grandes eventos vai muito mais além. Ao redor do mundo, acontecem incontáveis festivais que você precisa ir e que nem sempre envolvem música.

+ Festivais de música eletrônica e raves no Brasil em 2016
+ 15 festivais de música que você tem ir antes de morrer
+ 9 mitos e verdades sobre raves

Confira os mais legais e já se prepara pra planejar aquela trip em grupo e curtir o seu preferido:

Holi @ Índia

Conhecido também como Festival das Cores, o Holi originalmente surgiu na Índia e é uma festa da religião hindu, que celebra a chegada da primavera no hemisfério norte. O dia do evento depende muito do calendário.

Quando: em 2016 ele será realizado dia 24 de março.

O festival reúne pessoas para se divertir com muito pó colorido, água e troca de boas energias <3 Ele é tão conhecido que muitos viajam até a Índia para a celebração! Durante o evento, acontecem rituais e várias danças.

Carnaval @ Veneza

O Carnaval surgiu no século XVIII quando a classe nobre usava máscaras durante o evento para se misturar nas ruas com o proletariado. Até hoje a tradição perdura e, no total, são 10 dias de festa (30 de janeiro a 09 de fevereiro).

Durante a época, as ruas de Veneza lotam de turistas e público local para assistir aos Desfiles de Máscaras. Nos trajes clássicos, é comum encontrar pessoas com máscaras brancas e roupas de época.

Tomorrowland @ Bélgica

O Tomorrowland, que agora também acontece no Brasil, é um dos maiores festivais do cenário eletrônico ao redor do mundo. Realizado anualmente em seus país de origem, a Bélgica, ele reúne dezenas de DJs e muita festa por três dias. Cada edição conta com um tema diferente e uma estrutura exclusiva, psicodelia e gente fantasiada. Pelos palcos do festival já passaram DJs como Skrillex, Tiësto, Aviici, Steve Oaki e muitos outros.

Em 2016, ele vai rolar durante os dias 22, 23 e 24 de julho, na Bélgica, e aqui no Brasi, na cidade de Itu, de 21 a 23 de abril.

Snow & Ice Festival @ China

Com sede em Harbin, na China, o festival de neve é o maior ao redor do mundo e reúne obras incríveis feitas a partir de blocos de gelo. Ele acontece durante um mês inteiro, 5 de janeiro a 5 de fevereiro, e atrai gente de todos os lugares.

Além de se deslumbrar com os monumentos formado apenas com gelo, durante a noite, as esculturas se acendem e a visão é espetacular, só este ano o público bateu mais de um milhão de visitantes.

Oktoberfest @ Munique

Conhecido como o maior festival de cerveja do mundo, o Oktoberfest acontece originalmente na Alemanha, na cidade de Munique. Apesar do nome, o evento costuma acontecer de setembro até o começo de outubro - que é quando chove menos. Anualmente, o prefeito da cidade inicia as comemorações com uma martelada no primeiro barril de cerveja que será consumido!

As cervejas do evento são preparadas especialmente para a comemoração, sem contar que, além de bebida, tem comidas típicas e muita, muita farra. A festa também é comemorada no Brasil, Rússia, Austrália e China.

Dia de los Muertos @ México

É com muitos doces, fantasias, comidas e música que a morte é celebrada nas cidades do México! Segundo a tradição, os espíritos dos familiares retornam aos lares durante o dia 2 de novembro, e por isso as casas são decoradas com altares cheios de objetos e comidas que os parentes gostavam.

O Dia dos Mortos no país é comemorado também através de festas, peças de teatro e muito mais, já no dia 31 de outubro as festividades começam por todo lugar.

La Tomatina @ Espanha

Uma guerra onde a arma é nada menos que tomates e o vermelho não é sangue. Esta é a festa La Tomatina, na Espanha. O evento acontece anualmente na última quarta-feira de agosto e leva um enorme público para as ruas só pra se lambusar de molho e escorrer na bagunça que se forma!

Tudo acontece na Plaza del Pueblo, em Bunõl. É às 11h da manhã que começa a guerra. Após o primeiro tiro, diversos caminhões despejam a munição na rua e os ataques só se encerram quando o segundo tiro ecoa, daí é só esperar pela mangueira que passa lavando todo mundo na rua.

Saint Patrick's Day @ Irlanda

Dia 17 de março é uma data pra lá de especial para a Irlanda. Isso porque é dia de celebrar o santo padroeiro do país! As ruas se enchem de pessoas com rostos e roupas pintadas de verde, desfiles e desenhos de trevos de quatro folhas <3

Um clássico da festa é a cerveja verde. Além da Irlanda, outros países comemoram a data, como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Coachella @ Califórnia

Todo ano o Coachella reúne vários dos maiores nomes da música para se apresentar no festival - que acontece durante dois fins de semana. Além de boas bandas e artistas, as celebridades são figurinha carimbada no festival. Super normal se deparar com Kylie Jenner, Vanessa Hudgens e até brasileiras, como Thaila Ayala, curtindo os shows.

Para 2016, Ellie Goulding, Disclosure, James Bay, Halsey e Flume são apenas alguns dos nomes confirmados para o festival, que acontece de 15 a 24 de abril.

Burning Man @ Black Rock/Nevada

Durante 10 dias uma cidade é formada e no fim, destruída, no meio do deserto - este é o Burning Man. Conhecido por seu culto à contracultura, o festival reúne arte, música, cultura e muito mais em Black Rock, deserto que fica na cidade de Nevada.

Criação de esculturas fenomenais, poucas regras e nada para comprar no local são apenas algumas das coisas que você precisa saber sobre o Burning Man. Muito além do capitalismo, o festival preza pela relação humana e oferece uma experiência única para todos aqueles que resolvem adentrar ao universo inédito do "Homem em Chamas". Em 2016, o festival rola de 28 de agosto a 5 de setembro.

Parada Gay @ São Francisco

Comemorada em diversos lugares do mundo todo, ninguém faz uma parada gay tão animada e épica como São Francisco. Muitos vão às ruas em busca de direitos para os homossexuais e transgêneros, mas além disso, a data é mais do que comemorada com muita música, desfile e fantasias loucas.

O evento é celebrado também por celebridades que sempre comparecem na passeata, entre elas: Cindy Lauper, Lady Gaga, Kesha e Mark Zuckerberg.

Mermaid and Merman Festival @ Carolina do Norte

O festival reúne adultos e crianças para serem sereias(os) por um dia! O evento nasceu de um grupo que costuma se vestir de criaturas do mar para nadar juntos, se apresentar em festas e até fazer ensaios fotográficos!

Durante todo o dia, acontecem sessões de fotos, brincadeiras e muito mais ao redor de uma piscina no centro da Carolina do Norte <3 É muito sereísmo!

Por Juliane Romanini

Atualizado em 28 Mar 2016.