Guia da Semana

Cerveja: a verdadeira paixão nacional! Você que é apaixonado deve achar que sabe tudo sobre essa bebida maravilhosa, certo? Errado! Tem muita coisa sobre cerveja que você nem imaginava que pudesse ser real - mas é tudo verdade!

+ 16 coisas que só apaixonados por cerveja podem entender
+ 15 motivos para amar Skol Beats
+ 15 sinais de que você e o seu parceiro são um casal de bêbados

Para aprender um pouco mais sobre essa delícia fermentada, dá uma olhada nesses 14 fatos curiosos que você não sabia sobre cerveja. Além de apreciar, agora você vai saber tudo sobre cerveja! ♥

1. Cerveja na torneira de casa: um sonho POSSÍVEL

beer animated GIF

Sim, você não leu errado não! Um russo (tinha que ser um russo, né?) inventou essa engenhoca e instalou na sua própria casa, em Chelyabinsk. Na hora que bate a sede, é só abrir a torneira e tcharam: a cerveja sai geladinha de uma microcervejaria da onde vem a tubulação da torneira. Que sonho!

2. Tomar banho de cerveja artesanal faz bem

Cerveja é tão bom que não serve só para beber não! O banho com malte, água, lúpulo e levedura melhoram a tonalidade da pele, reduz o estresse e ajuda na desintoxicação do corpo. Alguns spas ao redor do mundo (e, no Brasil, tem em Brasília!) já realizam esse tipo de tratamento.

3. O lúpulo é "primo" da maconha

Challenger film psychedelic 420 stfu

O lúpulo - que é um dos ingredientes principais da cerveja - é da mesma família da Cannabis sativa - a planta da maconha! A única diferença é que um dá barato, e o outro não.

4. Há 5 mil anos, o salário era pago com cerveja

Sonho meu, sonho meu... No Iraque, foi descoberta essa placa que retrata uma cena na era antiga da Mesopotânia: trabalhadores sendo pagos por um líquido de barril. Na gravura, vê-se um homem tomando em uma taça de cone - e esse era o símbolo que representava a cerveja. Além disso, existem registros de que no Antigo Egito, o salário era pago com cerveja (quatro a cinco litros por dia para aqueles que construíam as pirâmides)!

5. Existe uma razão para você não conseguir ficar com o copo vazio

Você é um pinguço, mas pode existir uma razão científica para isso! A cenosilicafobia é o medo incontrolável de ver um copo vazio - talvez você seja apenas uma vítima dessa fobia!

6. Será inaugurada a primeira fonte de cerveja do mundo

A cidade de Zalec, na Eslovênia, decidiu inovar no espaço urbano com a instalação de um majestoso chafariz de cerveja! A medida, tomada para atrair turistas, custará cerca de R$ 1 milhão, em parceria com cervejarias locais. Se você quer experimentar a cerveja da futura fonte, vai custar só 3 euros (R$ 27) - e a passagem de ida até lá, claro.

7. Beber cerveja todo dia pode prevenir infarto

Isso foi constatado pelo Instituto Research Laboratories, na Itália, quando estudos apontaram que beber cerveja em moderação diminui o risco de problemas cardíacos em até 31%. É isso aí, se não exagerar, pode beber todo dia!

8. Houve uma época em que era normal crianças beberem cerveja

drunk baby drunk child

Na Idade Média europeia, a cerveja era vista como uma fonte rica de nutrientes e minerais. Durante o inverno, eles literalmente bebiam cerveja para sobreviver! Mas não eram só adultos - as crianças também consumiam a bebida e isso era super normal.

9. Cerveja escura pode te fazer transar melhor!

A cerveja escura tem mais ferro e substâncias antioxidantes na sua composição, o que ajuda a circulação do corpo humano. No sexo, um bom funcionamento do sistema circulatório ajuda nas ereções e na sensibilidade da vagina - favorecendo o orgasmo de ambos.

10. A maioria das cervejas brasileiras usa milho ao invés de cevada

É verdade. Estudos feitos pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP mostram que as cervejas brasileiras têm, em média, 45% de milho em sua composição (bem próximo do limite máximo permitido, que é de 50%). Essa porcentagem representa os "cereais não maltados" listados na fórmula. Tipo "colocar água no feijão", mas aqui eles colocam milho na cevada para render mais!

11. Cerveja ajuda a combater a osteoporose

TV Land Classic funny television gaming drinking

Um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition provou que a cerveja ajuda a proteger a densidade dos ossos. A bebida tem altos níveis de silício, o que ajuda no depósito de cálcio e outros minerais do tecido ósseo. Que tal trocar um copo de leite por uma caneca de cerveja, hehe?

12. As alemãs acreditavam que cerveja melhorava o leite materno

No século XIX, na Alemanha, acreditava-se que a cerveja ajudava a melhorar a qualidade do leite materno. As mães alemãs tomavam até 7 canecas da bebida por dia, achando que assim estariam alimentando melhor os seus filhos.

13. Na China só tem bebum

reaction

A China é a maior consumidora de cerveja do mundo! Em segundo lugar estão os EUA. Além de consumidores, os chineses detém o maior crescimento do mercado cervejeiro. Partiu China!

14. A mesma química usada no sabão em pó, é usada na cerveja

Sabe aquela espuminha - o famoso "colarinho" da cerveja? O aditivo químico que é colocado na cerveja para ela ter essa espuma é o mesmo utilizado na fabricação de sabão em pó! Por essa você não esperava, não é mesmo?

Atualizado em 28 Fev 2019.