Guia da Semana

É difícil manter um relacionamento sério - existem as cobranças, a convivência, a rotina e os pequenos estresses que acabam ganhando uma grande importância na vida de um casal. Essas briguinhas que nascem do convívio um com o outro nunca levam a nada - só magoam, estressam e desgastam seu namoro.

+ 12 situações do começo de namoro que todo mundo sente falta
+ 10 perguntas que casais que estão juntos há muito tempo não aguentam mais ouvir
+ 40 coisas que todo casal precisa fazer uma vez na vida

Que tal fugir dessas briguinhas então? Reunimos 15 dicas simples para evitar brigas bobas no relacionamento para vocês desapegarem desse hábito e tornar seu namoro mais saudável:

1. PARE e pense: "Vale a pena brigar por isso?"

Tem tanto motivo idiota que nos faz perder a cabeça, que chega a ser mais que necessário se fazer essa pergunta. Para tudo, respira fundo: "vai valer a pena?" e, nas briguinhas bobas, você vai perceber que a resposta será sempre não.

O pior dessas briguinhas é que só depois percebemos como foi desnecessário brigar por isso. Então que tal começar a perceber isso antes de estragar o dia de vocês? Na conversa tudo se resolve!

2. Coloque as coisas em perspectiva

Por mais grave que pareça essa sua insatisfação no momento, reflita qual sua verdadeira importância. Existem problemas mais sérios entre um casal do que um ter prometido ligar e ter esquecido ou do que ele(a) ter voltado mais tarde na sexta-feira, certo? Comecem a poupar esforço e saliva para quando vocês tiverem realmente motivos para brigar!

3. Não resolva nada de cabeça quente

É de cabeça quente que acontecem as piores tragédias nos relacionamentos, já que não é preciso muito para que a situação saia do controle e tome proporções astronômicas. Se vocês já estão numa situação estressante, coloque na cabeça de que nada será resolvido agora. Nada mesmo. O melhor a se fazer é acalmar os ânimos e retomar a conversa numa outra hora.

4. Cuidado com as palavras: não dá para apagar o que já foi dito

No calor de uma discussão, podemos deixar escapar grosserias, ofensas e desrespeitos, e é assim que uma briguinha vira algo sério. As palavras têm um poder de machucar muito maior do que as pessoas imaginam e, uma vez ditas, podem até ser perdoadas, mas nunca esquecidas.

5. Sem gritaria!

Se você tem esse hábito de levantar o tom de voz em qualquer discussão, apenas pare. Não é quem grita mais que leva a melhor numa relação de casal. Prestar atenção na maneira em que você se direciona ao seu parceiro é fundamental para evitar aborrecimentos desnecessários.

6. Aprenda a escutar o outro lado do parceiro

Existem dois lados nessa relação! Por mais que numa discussão seja difícil não pensar só no seu lado, aprenda a escutar para entender o que gerou esse conflito e, assim, acabar com essa briguinha antes mesmo que ela comece!

7. Mostre flexibilidade diante dos conflitos

Muitos casais tendem a ter essas brigas bobas porque as coisas não aconteceram da maneira que um esperava. É aqui que você deve usar da sua flexibilidade para minimizar a importância desses imprevistos.

E daí que o cinema que vocês marcaram hoje não vai rolar mais? E daí que ao invés de ir naquele restaurante chique vocês terão que ficar em casa? Esses pequenos detalhes podem ser acertados depois, o importante é você se adaptar às situações e desapegar das briguinhas!

8. Não desenterrar intrigas antigas para se justificar

Trazer à tona aquela discussão que vocês tiveram em 2003 para justificar suas ações ou para criticar os atos do parceiro está proibido! Resolver cada conflito e não deixar pontas soltas é o segredo de todo relacionamento saudável.

Sabe aquilo de não ir dormir brigado? De não deixar aquela DR para depois? Assim vocês não ficam com assuntos pendentes e, no futuro, não vão ter mágoas para remoer nessas discussões.

9. Não implicar com as pequenas coisas

Ele(a) fez uma brincadeira de mau-gosto que não te agradou? Na hora pode até dar vontade de chutar o pau da barraca e ficar de bico o resto do dia, mas a troco do quê? Pequenas coisas podem ser relevadas e briguinhas bobas, evitadas!

10. Desapegue de brigas por diferença de opinião

Um dos tipos mais comuns de briguinhas que não levam a nada é esse: por diferença de opinião. É normal que vocês pensem diferente e tentar convencer o outro geralmente não leva a lugar algum! As pessoas são diferentes, e é preciso respeitar as opiniões e posições um do outro.

11. Perca o hábito de culpar o parceiro e apontar os erros dele(a)

É muito mais fácil apontar o que o outro fez de errado ao invés de olhar para seus próprios erros, né? Pense duas vezes antes de colocar a culpa no parceiro numa discussão! Em vez de ficar constantemente apontando o que o outro fez de errado, por que não usar do diálogo para solucionar os problemas? Super eficaz em evitar briguinhas bobas!

12. Roupa suja se lava em casa!

Além de evitar essas briguinhas, é importante o casal evitar briguinhas em público! Além de não ser o lugar ideal para discutir a relação, é desconfortável para as pessoas que estão a seu redor. Quem é que não conhece aquele casal que sempre fica brigando nos rolês? Ninguém merece! É importante que isso não se torne um hábito.

13. Sempre busquem um consenso

Para resolver os desentendimentos é importante ceder, mas é importante que seu parceiro também ceda! É assim, chegando a um consenso, que a vida do casal fica mais fácil - e as briguinhas passam longe...

14. Desative a reclamação automática

A reclamação excessiva pode se tornar um hábito ruim nos relacionamentos - desgastando cada dia mais o relacionamento. Que tal tirar um momento para elogiar o que o parceiro faz de bom? É importante reconhecer as qualidades presentes no namoro, senão as coisas vão esfriando!

15. Não desconte no parceiro as frustações do dia a dia

É comum estarmos tensos depois de um dia estressante, mas é importante não deixar que essa tensão afete seu relacionamento. Muitas brigas bobas nascem desse estresse do dia a dia, quando poderiam ser evitadas com bom-humor e companheirismo. Se o dia não está bom, que tal deixar seu amor melhorá-lo? Deixe o nervosismo e a frustração do lado de fora!

Atualizado em 7 Mar 2019.