Guia da Semana

Para quê levar a vida tão a sério? Muitas vezes sabotamos a nossa própria felicidade sem nem saber que estamos fazendo isso, apenas deixando pequenas coisas nos aborrecer, guardando sentimentos ruins e deixando a frieza da rotina nos afetar. Pratique a positividade e leve uma vida mais leve! Ser positivo é um bem que vem de dentro para fora, de você para o mundo, e só traz retornos maravilhosos.

+ 10 coisas boas que aprendemos quando terminamos um namoro
+ 15 coisas que só quem ama praia pode entender
+ Para os solteiros: 10 coisas para se fazer no frio

Tá com dificuldade de cultivar essa paz interior? Calma, dá uma olhada nessas 20 dicas para ser mais positivo e levar uma vida mais feliz que fica fácil!

1. Busque o lado bom de cada coisa ruim

Por mais que na hora não consigamos perceber, existe algo bom em toda coisa ruim - da mesma forma que em todo yin existe yang. Quando algo der errado, seja positivo e procure algo bom que tenha sido consequência disso, nem que a lição seja aprender com o erro para não repeti-lo.

2. Não cobre demais de si mesmo

Aceite que você é um ser humano, suscetível a erros e falhas! E, ao invés de ser duro consigo mesmo e se encher de negatividade, perdoe suas falhas, levante a cabeça e siga em frente.

3. Quando tudo parecer sem solução: respire fundo

Quando se está no meio de uma situação caótica é difícil se manter positivo - geralmente caímos numa desesperança de que nada vai ficar bem. Largue todos os problemas por um instante e respire fundo. Afaste-se do caos para conseguir ver com clareza o quadro todo e, assim, fica mais fácil de encontrar uma solução!

4. Seja otimista pelo futuro

Espere o melhor das coisas que vão acontecer, pois esse tipo de pensamento atrai energias igualmente otimistas e positivas.

5. Coloque os fatos em perspectiva

Quando sentir que está com o maior problema do mundo nas mãos, coloque-o numa escala maior de perspectiva. Pense nas milhões de pessoas que passam por dificuldades bem maiores que a sua, seja ela qual for, e passe a encarar seu problema como só mais um desafio - que você vai superar!

6. Aceite o passado (e seus erros)

O que está no passado já foi e não há como mudar. Para um presente mais positivo, deixe de gastar energia com estresse e preocupação sobre coisas que você não pode mudar: admita seus erros, aceite-os e transforme-os em aprendizado futuro.

7. Não deseje o mal a ninguém

Nem para o seu pior inimigo! Essa energia negativa do ódio, do rancor, da vingança só acaba fazendo mal à você. Desprenda-se desses pensamentos - e passe a desejar só distância de seus inimigos.

8. Liberte-se de pensamentos pessimistas

Se você começa algo na sua vida já pensando que não vai dar certo, provavelmente não vai mesmo. Esse tipo de pensamento só te puxa para baixo, por isso é uma boa cortá-los da mente (ou pelo menos evitá-los)!

9. Reconheça o valor das coisas simples

Porque é nas coisas simples que encontramos felicidade plena! E isso é uma coisa que poucas pessoas sabem apreciar. Se você perceber como realmente não precisamos de muito para ser feliz, já é meio caminho andado para uma vida mais positiva!

10. Faça o que te traz felicidade

Estar bem e se sentir realizado naquilo que faz, no ambiente que vive e com as pessoas que ama é essencial para uma vida mais feliz. Se algo não está te fazendo bem, desapega, muda, troca - você não precisa das energias negativas que provêm disso!

11. Pratique pequenos gestos de bondade

Preste atenção no seu dia-a-dia: como a rotina é mecanizada e as pessoas são "frias", sempre correndo porque precisam estar em algum lugar e praticamente atropelando umas as outras. Que tal trazer um pouco de leveza para seu dia (e de outra pessoa)? Um sorriso, um obrigado, uma gentileza, um aperto de mão - são pequenos gestos de bondade que fazem uma grande diferença positiva.

12. Doe-se sem esperar nada em troca

Doar-se ao próximo sem ter o interesse de receber algo por isso faz da nossa existência mais positiva - só quem faz disso um hábito sabe a gratificação de saber que fez o dia (ou a vida) de outra pessoa melhor.

13. Cultive o perdão

Não guarde rancor e outros sentimentos negativos dentro de você, afinal você não merece isso! Aprender a perdoar os outros, como também aprender a se perdoar, é fundamental para liberar espaço na sua vida para energias positivas.

14. Reconheça seus medos e enfrente-os

O medo, como uma energia negativa, não é para ser cultivado! E não existe melhor sensação do que enfrentar ou aprender a controlar seus medos e angústias.

15. Liberte-se de julgamentos e preconceitos

Julgar é humano, mas continuar acreditando nesse julgamento é preconceito! Fique longe dessa prática que só rende coisas ruins - nem tudo é o que parece. É falar menos e aceitar mais para ser positivo.

16. Ame-se

Ame-se com todas suas características, boas e ruins. É primeiro se amando que a gente aprende a amar a vida!

17. Aprenda a aceitar as mudanças

Nada na vida é estático, tudo muda, tudo se transforma constantemente. Estar aberta a essas mudanças é, literalmente, aceitar a vida como ela é! Quanto antes você aceitar essas mudanças e se readaptar, menos estresse e cabelos brancos para você!

18. Aproveite o tempo presente

"O tempo não volta - o que volta é a vontade de voltar no tempo". Desfrute ao máximo cada momento vivido, pois você nunca sabe o dia de amanhã. Viver sem arrependimentos é viver mais feliz!

19. Valorize as pessoas ao seu redor

Ser positivo tem tudo a ver com o ambiente em que você está - e com as pessoas que te rodeiam. Cerque-se das melhores e não abra mão delas jamais!

20. Busque o equilíbrio em tudo na vida

Tudo que existe em exagero e em desequilíbrio pode ser prejudicial a nós. Buscar uma vida mais equilibrada é consequentemente viver com mais harmonia. Corte os excessos e os vícios e viva mais feliz!

Atualizado em 7 Mar 2019.