Guia da Semana

Você tem dificuldade de controlar o que diz? Sempre fala o que não devia, e na hora mais inoportuna possível? Diz tudo o que está pensando? Sempre tem um comentário na ponta da língua? Bom, então sinto te dizer que você é uma pessoa tagarela!

+ 20 dificuldades de ser uma pessoa emotiva
+12 coisas inaceitáveis de se fazer na balada
+ As 15 piores coisas de ficar gripado

O tagarela fala pelos cotovelos, a todo momento, sobre tudo o que vem a sua mente - e nem sempre é fácil viver assim/conviver com alguém assim. Por isso separamos 20 situações que só quem fala muito vai entender e, se você conhece alguém assim, com certeza vai identificá-lo aqui!

1. Pensar e falar representam a mesma ação

Falta aquele filtro entre o cérebro e a boca! A vontade de falar é tanta, mas tanta, que você nem consegue mais controlar os pensamentos e a língua.

2. Odiar ficar no silêncio

Nossa, não tem coisa pior! Melhor puxar aquele assunto para quebrar o gelo do que ficar nesse silêncio constrangedor. Até para dormir é bom ter uma televisão ligada baixinho...

3. Precisar compartilhar os acontecimentos do seu dia

E precisar ter alguém para ouvir também! Onde você almoçou, o que comeu, o mendigo que você viu na praça, algo que você leu na internet, a prova que você teve que fazer na faculdade, o boato que você ouviu por aí, a ideia que você teve enquanto estava no metrô, o chiclete que você pisou andando na rua...

4. Sempre dar aquele fora

Sabe aquela pessoa que SEMPRE dá um fora na conversa? É você. Você é a pessoa que vai perguntar "e o namorado como tá?" pra pessoa que acabou de sair de uma depressão por causa do término. Você que vai falar com uma pessoa gorda como se ela estivesse grávida. Você que vai dizer "Nossa eu nunca compraria isso" para uma pessoa que vende isso. Você é essa pessoa - aceite!

5. Ninguém te aguenta bêbado

Se a sua língua já é solta, imagina o que o álcool não faz...

6. Às vezes, ninguém te aguenta sóbrio também

Quantas vezes sua tagalerice cotidiana foi mal compreendida? Ao ponto das pessoas chegarem para você e dizer "meu, te adoro, mas vamos ficar em silêncio um pouquinho?"

7. Não saber contar uma "história rapidinha"

Porque sempre vão existir ramificações e históricos e relações paralelas muito importantes a serem mencionadas - só para o ouvinte ter uma noção completa do que foi o fato!

8. Ter dificuldade de falar baixo

A empolgação para falar é tanta que você não consegue conter o volume de sua voz.

9. Ser mestre em soltar segredos, sem nem perceber

Do mesmo jeito que não consegue controlar a língua e só dá fora, você é mestre em falar algo que não podia no meio de uma conversa coloquial. A partir do momento em que o segredo está na sua mente é que existe o perigo - você não pensa antes de falar! Não por mal, mas algumas coisas podem acabar escapando por descuido.

10. Começar com "bom dia" e terminar com "o cachorro do meu tio tá doente"

Ter dificuldade de encontrar a hora de parar de falar e acabar emendando uma história na outra, consecutivamente.

11. Não conseguir assistir um filme sem comentar cada cena

E de repente você está mais comentarista que o Galvão.

12. Aliás, ter um comentário para tudo no mundo

Sobre a programação de TV, sobre a roupa das pessoas na rua, sobre o clima, sobre o caso de amor de fulano, sobre o problema familiar de ciclano...

13. Fazer as perguntas e respondê-las também

Image and video hosting by TinyPic

E muitas vezes irritar as pessoas com isso! Mas elas não entendem que se trata de algo maior do que você.

14. Ter a necessidade de colocar para fora tudo que está sentindo

Não conseguir evitar falar de suas emoções: Se o dia está ruim, já chega falando que está triste e porquê. Se o dia está maravilhoso, também. Não conseguir guardar para si o que está sentindo!

15. E tudo o que está acontecendo na sua vida

Sabe quando você está diante de uma grande oportunidade na vida e decide esperar para ver se vai dar certo, antes de contar para todo mundo? Então, para a pessoa tagarela isso é extremamente difícil!

16. Ter que se policiar para não repetir o mesmo assunto

É falar tanto que acaba com os assuntos conversáveis!

"Nossa, eu te contei o que aconteceu comigo ontem...?"
"Sim, você perdeu o ônibus para casa, decidiu ir andando, acabou encontrando o Rafael na esquina daquele posto de gasolina e teve que mudar o caminho para fingir que não viu. Próxima!"

17. Só parar de tagarelar quando tá com sono

Só ficar em silêncio quando sua bateria chega ao fim!

18. Ou quando tem comida na boca

Porque existem coisas (comida) que são mais importantes.

19. Falar sozinho já está virando um costume

Porque às vezes só você aguenta você mesmo falando.

20. Sempre ter uma resposta

Para o tagarela, o silêncio nunca é a melhor resposta! Principalmente quando se trata de uma discussão, ele sente uma necessidade imensa de dar a última palavra, ao invés de ficar quieto e sair andando.

Atualizado em 7 Mar 2019.