Guia da Semana
Comportamento
Por Ricardo Archilha

5 curiosidades sobre os males das redes sociais

Brigas, depressão e até engordar! Descubra se você está caindo nas furadas das redes.

Vocês também não passam um dia sem postar um selfie? :p (Reprodução )

Você já parou para pensar quanto tempo você passa nas redes sociais? A resposta é, muitas vezes, unânime: checamos o Facebook ou damos um like no Instagram, basicamente, o dia inteiro. O ambiente digital já se tornou unânime e é extremamente saudável e, até natural, que façamos parte desta nova dinâmica diariamente. Acontece, que muitas vezes fugimos do controle e não perceber tal comportamento pode, sim, ser nocivo. O ObaOba foi atrás 5 estudos sobre redes sociais e te conta algumas curiosidades sobre os seus "perigos". Se liga!

+ 11 coisas para fazer quando você estiver sem internet
+ Coisas da internet que seriam bizarras na vida real
+ Como sobreviver sem internet na era digital

1. Facebook vicia mais que cigarro

Até o fumante mais ávido discordaria dessa constatação. Acontece que um estudo na Universidade de Chicago mostrou exatamente o contrário. Uma série de voluntários foi convidada a responder um questionário relatando quais seriam os seus desejos mais fortes durante uma semana. O resultado? Impulsos, como devorar aquela barra de chocolate, fumar um cigarro ou até a sede sexual mostraram-se mais controláveis do que aquela checada no Facebbok. Dá pra acreditar?

2. As redes sociais afetam as suas relações

Sabe quando o seu feed é bombardeado por posts mil dos seus amigos? A sua prima rica postando fotos de água de coco no Caribe, a colega da firma contando que foi promovida ou até aquele amigo deprimidão reclamando da vida... Tudo isso faz com que você se canse dos sujeitos. O resto da história você já sabe: UNFOLLOW!

3. O vício nas redes sociais pode engordar

Oi?! Como assim?! Isso mesmo. Desta vez, quem comprova o fato são as universidades de Columbia e Pitsburgo. O teste foi o seguinte: dois grupos foram reunidos; o primeiro, com acesso às redes sociais e, o segundo, não. Em seguida, alguns snacks foram oferecidos aos voluntários e foi constado que aqueles que tinham acesso às redes preferia uma barra de chocolate. Os desconectados? Uma barra de cereal!

4. As atualizações podem te deixar deprimido

Você já deve ter passado por aquela situação na qual o conteúdo das postagens dos seus amigos te deixaram, hum, incomodados. Recalque? Inveja? Bode? Sociólogos da Universidade Utah Valley constataram que pessoas que passam mais tempo nas redes sociais tendem a achar a vida dos outros mais interessante. Afinal, tem coisa pior do que aquela foto de piscina, enquanto você está preso no trabalho?!

5. Facebook pode levar à fobia social

É engraçado pensar que um site, cujo o intuito é reunir as pessoas, possa resultar em fobia social. Quem prova isso é o Núcleo de Pesquisa de Psicologia em Informática da PUC/SP. É claro que isso não é uma regra, porém, diz o estudo, quando uma pessoa já apresenta sintomas e pré-disposição a instabilidades psicológicas, as redes sociais pode, sim, levar à fobia social. É que muitos pacientes usam a internet como um lugar para fugir de situações sociais de verdade. Entretanto, a enxurrada de informações pode levar, justamente, ao efeito contrário.


Por Ricardo Archilha

Atualizado em 9 Dez 2014.

Mais notícias

Lego lança coleção com flores e bonsais para os apaixonados por plantas

Comportamento

Amazon lança versão da Alexa que fala português – e o Guia da Semana está lá!

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa quando acaba a energia

Comportamento

Do 'pudol' ao 'bigou': site promove adoção de vira-latas por meio de buscas erradas no Google

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa para matar o tédio em dias chuvosos

Comportamento

App lança mapa interativo que mostra blocos e festas de Carnaval próximos ao usuário

Comportamento