Guia da Semana

Se tem uma coisa que a Copa do Mundo nos ensinou foi isso: é ótimo fazer amizade com estrangeiros! Além de ter um lugar para ficar na próxima viagem, conhecer gente de diferentes partes do mundo amplia nossos horizontes e nos deixa ainda mais curioso com a diversidade. E a boa notícia é que você não precisa sair da sua cidade para fazer isso.

+ 10 duras verdades sobre estar de férias
+ As melhores viagens para se fazer com os amigos
+ Dicas para fazer amizade e conhecer gente nova

Aqui vão algumas dicas de como você pode ser amigo de estrangeiros sem viajar. Basta você ir até eles. Dá uma olhada:

1. Use redes sociais de viajantes

A maioria dos viajantes procura as redes sociais de viagens apenas quando já tem um destino marcado para as férias. No entanto, você pode usá-las para se conectar com pessoas do mundo todo e marcar de encontrá-las quando elas estão em sua cidade. Você pode ser uma espécie de guia e ajudar com dicas e passeios para lugares que só você, que mora no lugar, conhece.

Quais redes sociais são essas? O CouchSurfing por exemplo. O site não serve apenas para hospedar estrangeiros no sofá da sua casa, mas também para conversar com eles e até para participar de encontros. As comunidades de surfers de cada cidade têm encontros semanais onde vão muitos estrangeiros. É uma ótima oportunidade de você se aproximar da comunidade viajando e fazer amigos de todos os cantos do mundo!

2. Faça amizade com o pessoal dos albergues


Você não precisa estar viajando para estar em um albergue. A maioria deles tem um bar que funciona diariamente ou promove festas para seus hóspedes, como os pubcrawls. Aproxime-se dos albergues da sua cidade e fique de olho na programação que eles oferecem. Com certeza muitos hóspedes estarão presentes e você vai poder conhecê-los melhor!

3. Busque por grupos de estudo de línguas estrangeiras da sua cidade


Há muitos estrangeiros que chegam em uma cidade para morar por um tempo e acabam procurando grupos de treinamento de inglês, por exemplo. É uma forma de eles se aproximarem das pessoas que já moram ali e ajudarem de alguma forma. Procure estes grupos e compareça aos encontros. Com certeza você vai fazer boas amizades e, de quebra, ainda melhorar suas habilidades em outra língua.

4. Fale bem o inglês

Estrangeiros no Brasil costumam encontrar muita dificuldade em falar em inglês, pois não são todos que são fluentes na língua. E o inglês é a língua universal. Se você já viajou, você já descobriu isso: todo mundo fala inglês. Isso pode ajudar você a se aproximar de estrangeiros que possam precisar de uma ajuda verbal para pedir uma bebida no bar, por exemplo. Depois, a conversa flui naturalmente e você pode fazer uma boa amizade.

5. Faça programas turísticos da sua cidade

Se você vai aos locais mais frequentados pelos turistas, então você aumenta muito suas chances de conhecer muitos deles. Tire um dia do fim de semana para visitar um museu famoso ou um ícone da sua cidade. Pode parecer mais do mesmo, já que muito provavelmente você já conhece tudo, mas também pode ser bem divertido. Experimente!

Viu como fazer novas amizades internacionais é fácil? Você consegue rodar o mundo sem sair da sua cidade! Tem outra dica para compartilhar? Deixe um comentário e participe da conversa!

Atualizado em 12 Jul 2016.