Guia da Semana

Um bom livro acalma a alma de qualquer um. Tem pessoas que preferem romance, ficção, bibliografias, suspense e por aí vai. Além de explorar a criatividade imaginando como seria tal personagem ou cenário, os livros podem também ajudar você a enfrentar determinada fase na sua vida ou aproveitá-la ao máximo.

+ 25 dramas que só quem é viciado em livros vai entender
+ Conheça 8 livros hipsters
+ 8 filmes de terror inspirados em livros

Decidimos relacionar algumas obras maravilhosas com situações que qualquer um pode passar durante a vida, afinal, dá pra tirar um bom proveito das coisas boas e também ruins junto de um bom livro:

Quem é você, Alasca?

John Green é, de certo modo, a ''última moda'' dentro do mundo da leitura. Os livros do autor viraram uma febre mundial e o que mais encantou o público até agora foi o renomado A Culpa é das Estrelas, que inclusive virou filme no começo desde ano. Desta vez não estamos aqui para indicá-lo (mas o livro é magnífico, caso queira saber). Hoje o nosso escolhido não é a última, mas sim a primeira obra do autor: Quem é você, Alasca?

Talvez você não consiga superar o livro, mas ele provavelmete vai te ajudar a enfrentar um dos grandes medos do ser humano: a morte. O começo não prende muito a atenção, afinal, (colocando em prática toda a sinceridade do mundo), ele é bem parecido com diversos livros e histórias clichês, só que você não deve desistir, porque a lição de vida no final e todo o enredo quando relacionado mostra exatamente o que nós precisamos aprender o mais rápido possível. Quer descobrir o que? Só lendo. :)

Aliás o livro reúne frases marcantes, daquelas que a gente ama postar no Facebook e em legenda de IG, hahahahah.

Comer, rezar, amar

O livro se tornou um bestseller mundial da autora Elizabeth Gilbert, muitos não curtem obras famosas por acharem que são fracas e só ficaram conhecidas devido aos contato$$$, mas é aquela velha história: não julgue sempre o livro pela capa, ok? A obra é sim de auto-ajuda, mas ela faz isso de um jeito majestoso e junta todos os acontecimentos que se passam ao longo das páginas em uma ''bíblia'' de ensinamentos para os tempos difíceis, a autora trata a religião como algo tão único e pessoal que dá até pra começar a entender o que realmente significa a fé, sem preconceitos e julgamentos de ''meu Deus é isso ou aquilo''.

Fazendo um pequeno resumo sobre a obra, ela conta a história de uma mulher que tinha a vida dos sonhos de qualquer outra alma feminina: uma bela casa, bem sucedida, um bom marido e por aí vai. O problema? Ela estava perdida e confusa sobre quem ela era e qual seu grande propósito para a vida, por isso, decide viajar o mundo em busca de respostas para suas inseguranças, medos e sonhos.

Fora de mim

Este poderia ser mais um livro sobre o fim de um relacionamento, mas o que o diferencia do resto é o fato de ser uma obra literária da escritora Martha Medeiros. Gaúcha, poeta e cronista, a autora consegue descrever perfeitamente todas as fases que acontecem após o término de um namoro/amor/casamento.

Uma dica, cuidado com ele. Recheado de frases marcantes e situações comuns muito bem aplicáveis a qualquer ser humano, ele vai sim te deixar na fossa, daquelas fundas e escuras, mas, ele também vai te tirar dela. Passando por todas as fases pós ruptura, se prepare para passar por uma tempestade de sentimentos, mas calma que no final vem a calmaria. <3

Destrua este diário

Por mais que não seja um livro de leitura e sim interativo, nós recomendamos simplesmente por essa ideia ter sido genial, parabéns para a autora Keri Smith! A autora contou que seu principal foco dentro da obra é estimular o foco criativo de cada um e quebrar as convenções que existem sobre determinado objeto, no caso o livro.

Que tal juntar um grupo de amigos pra colocar a mão na massa? O livro é um ótimo passatempo para as horas livres.

Extraordinário

Um livro que deveria ser regra de leitura para qualquer um, aquela velha história que pessoas deficientes são diferentes de quem nasceu ''normal'' não existe e já deveríamos saber disso. O livro é magnífico do começo ao fim e abrange muito bem a visão que uma pessoa com deficiência tem em relação aos outros e como ela gostaria de ser tratada pela sociedade.

A obra conta a história de August que nasceu com uma síndrome genética e por isso nunca frequentou uma escola de verdade, mas quando encara a realidade de um colégio particular em Nova Iorque, ele tem que sobreviver aos olhares estranhos e convencer seus amigos de que ele é alguém como todo mundo.

Por Juliane Romanini

Atualizado em 7 Ago 2014.