Guia da Semana

Já Coldplay dizia: "nobody said it was easy....", e não é mesmo. Lidar com uma desilusão amorosa dói tanto quanto chutar o mindinho na porta, sabia? Alguns estudos e pesquisas provaram que um pé na bunda/término de relacionamento pode provocar reações físicas, além das psicológicas.

+ 11 sinais que seu relacionamento esfriou e virou amizade
+ 16 situações que os homens mostram que se importam com o relacionamento
+ 10 maneiras de esquentar o relacionamento sem gastar quase nada

E quer saber como tudo funciona? O seu cérebro, por exemplo, tem bastante culpa no cartório:

Cadê lado racional?

Image and video hosting by TinyPic

Ser rejeitado dói, e esse é apenas um dos motivos que faz seu cérebro ficar perdido no tempo. Você passa a ser mais impulsivo e a gastar menos tempo definindo se é melhor ficar quieto ou se arriscar. No geral, as pessoas ficam extremamente sensíveis quando terminam um relacionamento ou tomam um pé na bunda.

Um combo de dores físicas Image and video hosting by TinyPic

Em estudos feitos no Albert Einstein College of Medicine (EUA), diversas análises da atividade cerebral mostraram que as regiões do cérebro, que controlam a angústia e as reações às dores físicas, ficam enlouquecidas. E, bom, como ele é o principal órgão que controla o corpo, são muitos os impactos. Uma desilução amorosa pode afetar seu sistema digestivo, abaixar sua imunidade, causar doenças cardíacas... :(

Adeus cabelo

Image and video hosting by TinyPic

Situações que geram muito estresse, como um término de namoro, podem impactar até no cabelo. Então pode ser que, durante algum tempo, seus fios fiquem mais fracos e finos. E capaz de você só notar o problema uns três meses depois por causa do ciclo de crescimento do fio. Mas calma, tudo vai voltar ao normal!

Ah, as mulheres...

Image and video hosting by TinyPic

E, infelizmente, foi comprovado que o sexo feminino sofre mais (urgh). Um estudo realizado com 5 mil pessoas, tanto héteros como homossexuais, pela Evolutionary Behavioral Sciences mostrou que as mulheres têm uma média de 6.84 pontos de dor relacionada à angústia, enquanto os homens têm 6.58.

Nem a pele escapa

Image and video hosting by TinyPic

Uma desilusão amorosa tem o poder de aumentar a sua adrenalina e, quando isso ocorre, seu corpo entra em estado de atenção. A partir daí, muita coisa pode acontecer, desde aumentar a oleosidade da pele até a obstrução dos poros. Mas calma, sabe qual é o motivo disso tudo na maioria das vezes? As besteiras que você come! É normal se jogar no álcool, fast food e outras porcarias pra curar a dor de um pé na bunda/coração partido, só que lá na frente você vai sentir - e muito - o impacto. Então...desconta na salada ;)

Por Juliane Romanini

Atualizado em 7 Abr 2016.