Guia da Semana

Nos dias de hoje, muitas pessoas namoram por comodismo: já que está ali mesmo, está confortável assim e fica por isso mesmo. Mas não é esse o motivo correto de estar comprometido com alguém, certo?

+ 10 coisas boas que aprendemos ao terminar um namoro
+ 12 coisas inaceitáveis de se fazer na balada
+ 10 coisas que você precisa saber antes de morar junto com o namorado(a)

Por isso reunimos 5 sinais que podem te ajudar a reconhecer se você está mergulhado nessa para valer, para o que der e vier e, claro, por amor, ou se esse namoro está mais para um caso passageiro em sua vida!

1. Não sentir vontade de ficar com outras pessoas

Namorar não significa abandonar sua vida social - é claro que você pode (e precisa) sair com seus amigos e aproveitar noites só com eles. Mas não há prova maior de que você realmente está focado neste relacionamento do que voltar do rolê sem ter sentido vontade de ficar com ninguém. Quando o sentimento é mais forte que os desejos carnais, claramente você está vivendo algo sério com alguém importante!

2. Sentir a mesma empolgação antes de se encontrarem

Aquela euforia de começo de namoro pode até já ter passado, mas a empolgação de estar prestes a encontrar seu namorado(a) ainda existe. Mesmo se vocês se veem todo dia, sempre existe aquela felicidade em ver a pessoa que se ama. Se parar no posto para encher o tanque do carro está sendo mais emocionante do que quando vocês se encontram, existe algo estranho aí!

3. Fazer planos futuros com ele(a)

Quem está mergulhado de cabeça num relacionamento faz planos futuros. Aliás, quem está mergulhado de cabeça em qualquer coisa costuma estender suas ambições para o futuro. Se não existe ambições para seu relacionamento, talvez você não esteja em sintonia com essa ideia de namorar.

4. Praticar pequenos gestos apaixonados

Preocupar-se com o bem-estar do companheiro(a) até nos mínimos detalhes e nas mais simples coisas é uma valiosa prova de amor. Se você só está recebendo e poucas vezes realiza estes pequenos gestos apaixonados, pode ser que este não seja um bom momento para você estar comprometido. Afinal, qualquer relacionamento é feito de trocas - e é essencial para um namoro essa troca emocional afetiva.

5. Sentir vontade de passar o tempo juntos

Ter essa vontade natural de passar um tempo a sós com seu companheiro(a), e não simplesmente por ser uma "obrigação" ou porque ele(a) está te enchendo o saco para você passar o sábado com ele(a). Essa vontade de estar junto precisa vir dos dois lados, sabendo equilibrar sua vida social, seus deveres e seus compromissos, com alguém que é especial na sua vida!

Atualizado em 7 Mar 2019.