Guia da Semana

Chegou o momento tão especial de fazer a sua tattoo. E agora, como escolher seu estúdio de tatuagem? Essa tarefa é importante em quase todos os quesitos: perfeição da imagem, qualidade, cores e até a higiene!

+ Os melhores estúdios de tatuagem de São Paulo
+ Veja mais de 50 tatuagens desenhadas em lugares íntimos
+ Conheça as tatuagens em aquarela

Para que você não cometa erros vamos ensinar tudo que você precisa saber para escolher seu estúdio de tatuagem e ficar realmente satisfeito com o resultado. Aproveite!

Selecione os estúdios

Image and video hosting by TinyPic

Quantos estúdios de tatuagem você encontra em sua região? Provavelmente dezenas. Selecione os principais. Não exclua em razão de preços, mas tão somente por “distância” excessiva ou péssima qualidade. Faça uma listagem.

Busque referências

Image and video hosting by TinyPic

As referências irão retirar parte significativa dos estúdios da sua lista! Procure por pessoas que já fizeram tatuagens nos locais selecionados por você. Uma boa forma de conseguir essas referências é através do Facebook. Procure pela página do tatuador (normalmente eles possuem), assim, muitos dos que já se tatuaram com ele curtiram/participam da página, são facilmente encontrados. Talvez possa, inclusive, visualizar fotos de pessoas que já fizeram tatuagens nos seus perfis ou na própria página.

Informar-se com amigos que possuem tatuagem também é uma boa opção, pois poderão lhe dizer exatamente como foi e se o tatuador é bom. Procurar quem já fez e observar o resultado lhe trará uma boa noção se está dentro da sua expectativa.

Avalie reclamações

Image and video hosting by TinyPic

Reclamações e críticas devem ser os alvos da sua atenção ao escolher seu estúdio de tatuagem, investigue a fundo. Por se tratar de uma pintura que ficará permanentemente na sua pele e utiliza a incisão de agulhas, prestações de serviços de forma inadequada podem ser comprometedoras!

Materiais utilizados e higiene

Image and video hosting by TinyPic

Faça uma visita até os estúdios de tatuagem que você selecionou e indague sobre os materiais utilizados, inclusive marcas de tintas, qualidade do produto e etc. Mas faça isso de forma educada, demonstrando interesse e não desconfiança, o tatuador pode se ofender!

Ao ir até o estúdio de tatuagem, observe como ele faz a tatuagem, cuidados com a higiene, utilização de luvas e se esteriliza todos os equipamentos! Lembre-se de observar o ambiente, está bem organizado? Limpo? Isso demonstra a preocupação e cuidado que ele tem ao exercer a sua atividade.

Qualificações do estúdio

Image and video hosting by TinyPic

Assim como qualquer atividade, o tatuador precisa se especializar, isso é feito através de cursos constantes! Normalmente, os tatuadores que estão frequentemente em cursos gostam de exibir os seus certificados nas paredes, preste atenção. Também, procure pelo alvará de funcionamento.

Tire suas dúvidas

O momento de tirar as dúvidas não é quando estiver fazendo a tatuagem e sim na visita para conhecer o estabelecimento, informar-se de valores e etc. Por que retirar as dúvidas é tão importante? Simples, você descobrirá se o tatuador é realmente bom e se tem conhecimento adequado.

Através de uma boa conversa para retirar as dúvidas você descobrirá rapidamente se pode confiar ou não no estúdio de tatuagem, bem como o cuidado que o tatuador tem ao tratar seus clientes.

Por experiência, por existir formas diferentes de executar a atividade, o cuidado é fundamental, por exemplo, alguns tatuadores aplicam anestésicos na região da tatuagem antes de iniciar, o que reduz bastante o “incômodo” na hora das perfurações, outros não, essa é uma dúvida que você pode sanar na hora da conversa.

Já sabe escolher seu estúdio de tatuagem? Compartilhe suas experiências e as suas dúvidas!


Atualizado em 11 Mar 2015.