Guia da Semana

Existem relacionamentos de todos os tipos, cada um com suas regras, suas permissões e suas limitações. Mas se existe algo que deveria ser comum a todos os relacionamentos é a liberdade de cada um ter seu tempo com os amigos. Um relacionamento que é tão possessivo e ciumento ao ponto de te impedir de sair com seus amigos, com certeza não é saudável - e pode não ter um futuro promissor.

+ Como ter uma vida social com os amigos é saudável para você e seu namoro
+ 14 sinais de que ele está apaixonado
+ Porque é importante ser amiga dos amigos dele

Reunimos 7 motivos que explicam porque você não deveria proibir seu namorado(a) de sair com os amigos, ou seja, de sair sem você. Vem entender porque isso não traz nada de bom para sua relação!

1. Porque tanto ele(a), quanto você, precisa de seu tempo sozinho

Image and video hosting by TinyPic

Vamos lá - vocês não nasceram grudados. E se passarem a fazer absolutamente tudo juntos, a relação pode se desgastar. Além disso, um pode estar perdendo sua personalidade por causa do outro, simplesmente por não ter o seu tempo para curtir com os amigos. Não é porque vocês são um casal que vocês precisam assumir a mesma identidade - onde um não pode ir nem na esquina sem o outro!

2. Sair com os amigos (e sem você) não quer dizer que ele(a) vai te trair

Image and video hosting by TinyPic

Essa é para os ciumentos (já que o ciúme é a razão número 1 dessa possessividade). Não deixar que o namorado(a) saia sozinho reflete uma insegurança que existe dentro de você - e que, na verdade, não deveria existir! Ou é isso, ou você namora alguém que não é confiável (e, vamos combinar, porque você estaria com uma pessoa assim?!).

3. Se seu namorado(a) for infiel, ele vai ser infiel. Você "proibindo" ou não

Quem quer trair arruma seu jeito. É por isso que você precisa parar de associar a saída dele(a) com os amigos com infidelidade. Se você está com a pessoa certa, alguém que te ame e que não está interessado em casos paralelos, provavelmente ele só está querendo se divertir com os amigos. O importante é conhecer com quem você está junto e ter certeza de que pode confiar nele - já que "proibir" de sair com os amigos não ajuda em nada, só piora.

4. Essas proibições são ótimas destruidoras de relacionamentos

Image and video hosting by TinyPic

Quem é que quer se sentir preso a uma relação? Ninguém! Essa falta de confiança e de liberdade envenenam o relacionamento de uma maneira que leva a seu fim - ou a uma jornada turbulenta e infeliz. Se ele(a) é o amor da sua vida e você confia nele(a), ele(a) merece se sentir à vontade para ter sua vida, seus amigos, sua liberdade! Amor não é prender - é soltar e ter certeza de que não há o porquê de se preocupar!

5. Você também precisa de seu tempo com seus amigos(as)

Image and video hosting by TinyPic

E é só quando a gente passa a sair também que percebemos isso. Se distanciar dos amigos, parar de sair com eles ou só sair com o namorado(a) ao lado - principalmente quando é um rolê que deveria ser só de vocês - vai criando um abismo entre você e suas amizades. Seus amigos podem amar seu namorado(a), mas ainda assim vocês precisam de um tempo só de vocês (e o mesmo vale para seu namorado(a) e os amigos dele).

6. Proibir por medo de ser traído(a) pode ter o efeito contrário

Image and video hosting by TinyPic

Convenhamos: estar infeliz em um relacionamento é um dos principais motivos que levam homens e mulheres a trair o seu parceiro(a). E quando se está em uma relação proibitiva, ciumenta e possessiva, o tiro pode sair pela culatra: você proíbe tanto a pessoa que, na primeira oportunidade, ela pode colocar tudo a perder - simplesmente por não se sentir realizado em sua vida amorosa. Uma coisa justifica a outra? Não. Mas o fato é que proibir nunca é a maneira!

7. Mas se ainda assim rolar aquela desconfiança, relaxa!

Image and video hosting by TinyPic

Por mais que você confie no seu namorado(a) com todo seu coração, você pode sentir aquela pontadinha de ciúme e desconfiança. Mas sempre mantenha em mente: mentira tem perna curta - e se ele fizer algo para estragar totalmente o que vocês têm, vai chegar no seu ouvido. Uma hora ou outra! E, quando chegar, você vai poder terminar tudo tendo a consciência tranquila, sabendo que você fez tudo para dar certo e que ele(a) perdeu a melhor coisa que já lhe aconteceu: você!

Atualizado em 7 Mar 2019.