Guia da Semana

Você demora uma vida procurando o amor da sua vida, passa por mil perrengues, entra em várias furadas, beija vários sapos(as), até que finalmente encontra a pessoa certa! Casou, juntou, e agora que venha o "felizes para sempre", certo? Errado! Você nem sabia, mas é aqui que começa a parte difícil... Afinal, viver com uma pessoa envolve muito mais do que amor - envolve organização, manias, obrigações, custos, tolerâncias e muitas outras chatices.

+ 10 sinais que provam que você tem um relacionamento saudável
+ Seis estágios do relacionamento
+ 10 sinais de que você tá namorando a pessoa certa

O ObaOba separou as brigas mais comuns que o casal encontra na vida a dois. Dá uma olhada:

1. A Novela/O Futebol

Essa briga é clássica e tem muito a ver com o gosto pessoal de cada um. Ela é viciada na novela, ele no jogo de futebol, ele no canal culinário, ela nos reality shows, ele em desenhos sarcásticos, ela nos programas de decoração, e por aí vai... O que importa é: gostos televisivos diferentes fazem o casal ter briguinha. A televisão é uma parte importante da vida a dois: é o momento em que o casal se aconchega para passar aquele tempo relaxante junto. Agora tudo deixa de ser prazeroso quando você detesta o que está passando na TV. Se você não aguenta mais ouvir a voz do comentarista da partida, ou se você não suporta mais essas histórias bobas, inventadas, que sempre acabam em casamento, é difícil reprimir a vontade de arrancar o controle da mão do parceiro(a), desligar a TV e tacar na parede. Essa é uma guerra eterna dos relacionamentos, e só tem uma trégua quando os pombinhos decidem assistir algo que gostam juntos.

2. O seriado/O videogame

Esse conflito requer uma tolerância sobre-humana por parte dos dois. Se um é viciado em uma série, ou em um videogame, e o outro não, a convivência harmônica passa a sofrer sério risco de extinção. Porque, pior do que a TV, o seriado/videogame pode ser acessado pelo usuário a qualquer momento, por um tempo ilimitado, você pode assistir/jogar por horas a fio, dias... E vícios diferentes fazem o casal ter briguinha. Se ele não larga o controle do game, se ela não desliga aquele melodrama, começam a surgir atritos na vida a dois.

3. A toalha molhada

Essa discussão se trata da toalha molhada esquecida em cima da cama, dos fios de cabelo deixados no ralo do box, da tampa da pasta de dente que "alguém" perdeu, da barba que deixaram ali enfeitando a pia, dos sapatos espalhados pelo chão do quarto (nos quais você sempre tropeça), enfim, se trata da desorganização dos costumes do parceiro, e isso dá briguinha. Essa provavelmente é a briga mais comum e recorrente na vida dos casais, porque é na vida a dois que você descobre como seu parceiro(a) realmente é. E se os costumes dele(a) não batem com a sua expectativa da vida de marido-e-mulher, um vai sempre estar reprimindo o outro para fazer do seu jeito! Falhas de organização os dois têm, o problema é que a gente tende a enxergar muito mais as do outro do que as nossas!

6. A louça

Vocês tão morando juntos, fizeram aquela refeição deliciosa, romântica... Mas e aí? Quem vai lavar a louça? A vida a dois abriga novas responsabilidades que antes não faziam parte da rotina do casal. A mesma questão se aplica depois de uma noite maravilhosa de amor, super bem dormida: Quem vai arrumar a cama? Morando juntos, as felicidades são compartilhadas, mas, infelizmente, as tarefas são repartidas - e isso dá briguinha. E não adianta ficar sempre empurrando para o outro! Assim a casa vira zona de guerra e quem sempre perde é o relacionamento.

5. A dor de cabeça

Passar a morar juntos representa um grande passo para qualquer relacionamento. Aquela primeira fase de namoro, onde tudo era novo, intenso, fica para trás, e com ela fica para trás toda aquela pegação casual. Quando vocês só namoravam, toda noite era especial porque vocês só dormiam juntos em alguns dias, então toda noite juntos era de sexo. Se com o passar do relacionamento isso já tende a esfriar, imagina quando vocês moram juntos? Não tem como acordar cedo, passar por uma rotina corrida, cansativa, chegar no final do dia em casa depois de muito trabalho e todos os dias ter pique para transar com seu parceiro(a). E recusar sexo, por mais nobres que sejam os motivos, dá briguinha. Dá briguinha porque vocês estavam acostumados com outro ritmo, e quando não conseguem atingi-lo rola muita frustração, insatisfação e insegurança. "Puts, será que ele(a) perdeu o tesão?" - quando, na verdade, não tem nada a ver com isso. É mais que normal o ritmo diminuir, as "dores de cabeça" surgirem, o que importa é nunca deixar a chama apagar! Pelo bem do seu relacionamento.

6. A vida junk/A vida fitness

Algo que pode influenciar negativamente a rotina de um casal que mora junto são os hábitos alimentares individuais. Afinal, agora vocês vão fazer todas essas coisas básicas juntos, principalmente comer. Os dois são adeptos da healthy life? Ótimo. Os dois são desencanados e comem porcaria? Perfeito... Agora se os dois não concordam com o cardápio, sai de baixo! Porque ter diferentes hábitos alimentares dá briguinha. No relacionamento, você espera que o parceiro(a) seja companheiro(a) em todos os aspectos da vida, inclusive se você decidir entrar na dieta. Mas, infelizmente, não é bem assim! A tentação mora ao lado (na mesma casa, neste caso) e de repente tudo vira um problema.
"O que vai ter para janta?"
"Onde você quer ir comer?"
Toda refeição vai levá-los a caminhos diferentes - o que não é fácil de lidar.

7. A fatura do cartão

Claro que não poderia faltar... A briga por dinheiro! Na vida a dois, além de ter que aprender a dividir as despesas da casa e lidar com os problemas financeiros, há outro conflito que pode levar seu cônjuge à loucura: gastar dinheiro com bobagem - isso dá uma brigona! Afinal, as contas bancárias dos dois vão chegar pela mesma porta, e alguns valores virão à tona.
"Como assim você gastou tudo isso em maquiagem?! É quase o preço de um carro!"
"Uma assinatura do pay-per-view do futebol por X reais todo mês? Isso é uma loucura!"
"Existem crianças na África que teriam o que comer pela vida toda pelo preço desse sapato"
"Como que um vidrinho de perfume desse tamanho custa essa fortuna?!"
"Por que você precisa comprar essa chuteira de 500 reais, se tem essa aqui de 50? Tudo igual!"
"Você pagou tudo isso por um pedaço de pano?"
"Não acredito que você gastou todo seu salário para comprar um 'joguinho'!"

Aos casais que subiram para o próximo degrau de relacionamento, meus parabéns! Vocês são dois guerreiros. Não é sempre fácil, mas vale muito a pena construir uma vida a dois. Afinal, o amor prevalece acima de tudo... ❤

Atualizado em 7 Mar 2019.