Guia da Semana

Se você acha que para viajar é preciso gastar muito dinheiro com hospedagem, pode esquecer que isso é passado! Ao redor do mundo, muitas pessoas já estão acostumadas a frequentar hostels quando visitam outros países ao invés de hotéis caros. No Brasil, o mercado não é muito grande, mas aos poucos ele vem ganhando espaço e se tornando uma opção cool, barata e divertida para os estrangeiros e brasileiros.

+ Veja 8 dicas pra conhecer gente nova
+ 50 experiências que todo mundo deveria ter na vida
+ 10 dicas para fazer uma viagem econômica para fora do Brasil

Ainda precisa de motivos pra frequentar um hostel? Olha só:

Conheça novas pessoas

Dificilmente você vai conseguir conhecer outras pessoas em hotéis, tudo é tão individual. O máximo que pode acontecer é você esbarrar em alguém ou acontecer algum imprevisto e acabar rolando uma amizade. Em qualquer hostel, o clima é muito mais descontraído, você vai dividir quarto com outras pessoas e com certeza fará novos amigos.

Image and video hosting by TinyPic

Economize muita grana

Uma das grandes vantagens de ficar nos hostels é o preço! Dificilmente você pagará por um valor absurdo. Sem contar que, além de pagar um preço justo, você terá muitos outros benefícios, como um ambiente legal, hospitalidade e cultura por todos os lados!

Hospitalidade em primeiro lugar

Já pensou conviver com pessoas que te tratam como a própria família? Nos hostels é assim! Todo mundo quer que você tenha uma ótima hospedagem, querem se tornar seus amigos, se preocupam em tornar o local o mais confortável possível para você. Tem coisas melhor que isso? Vai ser difícil você arrumar todo esse amor em um hotel frio e cheio de formalidades.

Aprenda a respeitar o espaço dos outros

Não pense que isso é algo ruim! Por conviver com outras pessoas no mesmo quarto e ambiente, provavelmente você terá que cuidar das suas coisas e não deixar nada espalhado pelo quarto. É bom pra aprender a se organizar! ;)

Festinhas no Hostel

O local já é recheado de coisas boas: lugar legal, gente diferente, preço amigo e você ainda quer mais? Muitos hostels costumam organizar festinhas pro pessoal se conhecer e compartilharem experiências. Rolam comidinhas, bebidas...tudo isso sem você precisar sair de casa. Meu, sério...não te convenci ainda? Tem coisa melhor que ficar de porre, subir as escadas e cair na sua caminha? NÃO.

Image and video hosting by TinyPic

Trocar experiências com pessoas de outros países

Hostels são conhecidos por agregarem culturas de diversos lugares espalhados pelo mundo. Você provavelmente vai encontrar pessoas da França, Estados Unidos, Inglaterra e por aí vai! Sempre rola de aprender algumas palavrinhas básicas em outra língua.

Conhecer outras línguas

Hahahahahaha. Não, não é o mesmo tópico! Sempre rola uns gatinhos e gatinhas hospedados, afinal, é impossível pensar que com tantas culturas reunidas no mesmo local, só vai ter gente feia. No hostel rola pegação sim! E se o dono do lugar for bonito, pode incluir na lista também. ;)

Image and video hosting by TinyPic

Desapego dos confortos

Nem sempre sua vida vai ser recheada de riqueza e luxo. Pode ser que um dia você tenha que dormir no sofá de um amigo por motivos de sem-grana. Hahahaaha. Os hostels são lugares incríveis, mas não vai ter como esbanjar conforto, começando que você terá que dividir o ambiente com outras pessoas, então tudo é compartilhado! Nada de banheiro só seu, comida prontinha, cama arrumadinha...você vai ter que se virar. Mas eu espero que isso não seja um grande problema pra você, afinal a experiência vale muito mais que um hotel charmosinho com champagne.

Image and video hosting by TinyPic

Por Juliane Romanini

Atualizado em 20 Mai 2014.