Guia da Semana
Comportamento
Por Redação Guia da Semana

9 passos para terminar o namoro numa boa

Existem relacionamentos que não tem mais salvação... Mas não é por isso que vocês precisam terminar no ódio e no rancor!.

9 passos para terminar um relacionamento numa boa (Fotolia)

Manter um relacionamento é uma tarefa mais difícil do que muitos imaginam. Existem desentendimentos, brigas, ciúmes, diferenças, atritos e outras coisas desagradáveis que só compensam enfrentar quando se está com alguém que faz tudo isso valer a pena.

+ 10 coisas para se considerar antes de terminar um namoro
+ Os piores jeitos de terminar um relacionamento
+ 13 fases do pós-término de namoro

Mas pera, tudo anda mal e aquele sentimento não existe mais? Não tem mais volta? Então talvez os dois sejam mais felizes sozinhos. E, se é para ser feliz, para que terminar com ressentimento, certo? Não vale nada e só faz mal para ambos. Dicas simples vão te ajudar a terminar um relacionamento sem rancor e sem inimizade - porque nem você, nem ele(a), precisam seguir a vida guardando só lembranças ruins um do outro.

1. Converse sobre o problema que não está sendo resolvido

É importante que exista diálogo entre as duas partes para identificar o que está errado e entender porque vocês não conseguem resolver, apesar de todo esforço. Assim é possível colocar na balança os prós e contras de continuar tentando. Às vezes num relacionamento tudo é problema, ou às vezes se trata de um ou outro problema que estraga tudo. É preciso questionar: tá valendo a pena? Porque se o namoro está afundando e não tem mais volta, o melhor é analisar os riscos e abandonar o navio antes que tudo seja perdido - e só reste desamor onde já houve amor. Conversando é possível que os dois analisem a situação juntos e tudo fique esclarecido, sem pendências antes de tomar a decisão.

2. Tenha a certeza de que vocês tentaram de tudo

Todo mundo merece uma segunda chance, assim como o seu namoro. Aliás, seu namoro merece todas as chances que forem possíveis entre vocês, até que fique claro se tem conserto ou não. Se as coisas não vão bem há um bom tempo e vocês sentem que viveriam melhor sem esse amor, não há dúvida que é melhor seguir em frente. Na hora do término vai bater a deprê, vai dar saudade, mas é preciso manter na cabeça que vocês tentaram de tudo e que isso é o melhor para os dois. Isso é essencial na hora de terminar numa boa, para não haver arrependimentos de ambas as partes.

3. Converse pessoalmente

Vocês não tem 10 anos para terminar por mensagem. Terminar o namoro numa boa é uma atitude muito adulta, que vai precisar de muita maturiadade dos dois lados. Escolham um lugar onde vocês possam ficar à vontade, sem interrupções, sem plateia, calmo e tranquilo. Esse momento é de vocês e não tem porque tornar disso um reality show.

4. Não fique colocando culpa no outro

O que passou, o que aconteceu, quem errou, tudo isso está no passado agora. E vocês dois estão olhando para o futuro. Não interessa mais de quem foi a culpa das brigas ou do término, o que importa é o agora: e agora vocês, de maneira madura, querem colocar um ponto final nisso e preservar qualquer sentimento bom que ainda exista entre vocês (carinho, amizade, respeito, consideração ou, no mínimo, dignidade).

5. Ouça com respeito

Se as coisas chegaram a tal ponto que você nem sente mais respeito pelo seu parceiro, pelo menos tenha consideração pelas coisas boas que vocês passaram juntos (porque alguma coisa tem que ter sido boa) e leve a conversa numa boa. Escute o que o outro tem a dizer sobre seus sentimentos e respeite, sem procurar agredi-lo, julgá-lo ou confrontá-lo. A conversa franca coloca tudo em panos limpos - e, ouvindo ao outro, ambos aprendem com seus erros. Deixe o seu ego em casa e vista a humildade ao aceitar as críticas. Assim os dois podem sair dessa tornando-se melhores pessoas para se relacionar.

6. Não perca a compostura

Você pode sentir vontade de gritar, de chorar e de agredir o outro na hora do término, mas não importa o tamanho da sua frustração, não o faça. Mantenha a calma e seu objetivo em mente: ser feliz e querer que o outro seja feliz também - só que não mais com você.

7. Afaste-se

Por mais difícil que seja, não procure seu ex. Você tem uma nova vida agora e precisa se adaptar a ela. Mesmo querendo terminar o relacionamento numa boa, uma amizade pós-término é improvável e dolorosa. O contato prolonga o sofrimento e dificulta a cura. Evitar o ex logo após terminar o namoro não é infantilidade, mas sim uma atitude necessária de proteção. Deve-se evitar contato até a lembrança dele não doer mais, assim você estará pronta para a próxima etapa de sua vida. Não existe problema em checar, de vez em quando, se ele está bem - afinal vocês não estão brigados nem são desconhecidos - mas atenção às recaídas!

8. Redes sociais

O pós-término também precisa ser saudável, principalmente nas redes sociais. O que vocês vão colocar de suas vidas online importa, para tentar minimizar o sofrimento do outro. O ideal é combinar de ocultar os seus status de relacionamento no começo, para não chamar atenção desnecessária. Em respeito ao seu ex, é importante evitar algumas publicações por enquanto - por exemplo, publicar que você está com outro. Para não sofrer com as publicações dele, pode rolar um "desfazer amizade" ou "ocultar notificações" temporariamente. Afinal, o que importa a partir de agora é cada um ser feliz para o seu lado, e não ficar sofrendo na frente do computador.

Quer saber mais? Dá uma olhada em como não agir nas redes sociais pós-término de namoro!

9. Só guarde sentimentos bons

Toda essa ideia de terminar amigavelmente tem um só propósito: ficar bem! Diminuir o trauma do término para sentir-se pronto para recomeçar. Então desapegue das mágoas, das brigas e de tudo que deu errado. Se der saudade, pense nos momentos bons como uma parte importante de seu passado, e só. Guardar ressentimentos só faz mal a você, gerando um rancor que nunca cura! Então deseje coisas boas a seu ex, que ele encontre outra pessoa e siga em frente, pois você merece o melhor também!


Atualizado em 7 Mar 2019.

Mais notícias

Lego lança coleção com flores e bonsais para os apaixonados por plantas

Comportamento

Amazon lança versão da Alexa que fala português – e o Guia da Semana está lá!

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa quando acaba a energia

Comportamento

Do 'pudol' ao 'bigou': site promove adoção de vira-latas por meio de buscas erradas no Google

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa para matar o tédio em dias chuvosos

Comportamento

App lança mapa interativo que mostra blocos e festas de Carnaval próximos ao usuário

Comportamento