Guia da Semana

Se você está no auge dos seus vinte e poucos anos, com certeza vai lembrar de fatos dos anos 90 que causam muita nostalgia. Afinal, em tão pouco tempo, as coisas mudaram e evoluíram muito.

+ Relembre como era a moda dos anos 90
+ Séries e programas de TV que marcaram os anos 90
+ Por onde andam os atores mirins dos anos 80, 90 e 2000?

Se você é menina, mate saudades dos acessórios must have da sua pré-adolescência:

1) Brincos Autocolantes

Brincos autocolantes eram a melhor opção para quem tinha alergia e não podia usar brincos. Além de super divertidos, ainda vinham em uma cartelinha super fofa com um brinco diferente para cada dia do mês.

Depois de algum tempo também vieram os magnéticos, que não pegou muito entre a criançada, pois houveram muitos casos de crianças que engasgaram ou inalaram o acessório na hora de usá-lo como piercing.

2) Borboletinhas

Quem nunca chegou na escola com o cabelo parecendo um viveiro de borboletas? Risos. O lema era simples: quanto mais acessórios coloridos pendurados no cabelo, mais legal.

Os Bicos de Pato também eram t-e-n-d-ê-n-c-i-a. A pergunta é: onde eles foram parar?

3) Mochilas Infláveis

Do dia para a noite virou mania entre todas as garotas: mochilas de plástico transparente e infláveis. Em toda esquina você encontrava uma para vender e, com o tempo, o modelo foi abrasileirado e vendido nas praias brasileiras com conchinhas dentro delas.

4) Sandálias de Plástico

Sim, elas deixavam o pé preto e fedido, mas não importa, as Melissinhas ainda moram no coração de todas as adolescentes dos anos 90.

5) Relógios mil

Não me pergunte o porquê, mas o fato é que relógios grandes e à prova d'água, principalmente os Baby-G, da Casio, eram o desejo de muitas das garotas.

E claro, as mais descoladas optavam pelos da Swatch, afinal, a marca sempre investiu em estampas super criativas e coloridas.

6) Tênis de plataforma

E os tênis de plataforma? Era o sonho de consumo da maioria das meninas dos anos 90, e uma coisa elas tinham em comum: a reprovação das mães e adjetivos transformados em bullying, como tênis horrendo ou de astronauta.

Pouco importava a opinião de nossas mães, afinal as Spice Girls usavam o modelo e arrasavam em cima das plataformas, durd.

7) Gargantilha de Tatuagem

Sério, que menina não usou o acessório que mais fez sucesso nos anos 90? A gargantilha de tatuagem era febre em todos os colégios, e tinha das mais variadas cores: do transparente ao degradé colorido, e o clássico e must-have: preto.

8) Cabelo Colorido

Você pode não lembrar, mas Gwen Stefani já teve as madeixas coloridas. A "Hollaback Girl" pintou seu cabelo de azul e de rosa no fim dos anos 90.

Mas claro, naquela época as coisas não eram fáceis, então as meninas aderiam apenas a algumas mechinhas coloridas - na maioria das vezes feitas com papel crepom - para não radicalizar com apenas 12 anos, ou não ser considerada a ovelha negra da família.

9) Gel com Glitter

Alguém me explica por que achávamos bonito encher o cabelo de gel com glitter?

10) Pelúcias mil

Ah, vai dizer que você nunca teve UM caderno/agenda de pelúcia?

E os estojos? Era sempre a mesma história: você os comprava lindos e radiantes, depois de uma semana a pelúcia já tava podre e encardida </3

11) Sanrio

Quem lembra a sensação de entrar em alguma loja da Sanrio? Era tipo um paraíso, com Hello Kitty e personagens fofos para todos os lados. Mas claro, na maioria das vezes era só para olhar, afinal os produtos eram muito caros para as nossas mesadas :(

12) 1 saudade

1 amor e 1 saudade: todos os produtos da Bang on The Door <3

Por matita iazzetta

Atualizado em 20 Mai 2014.