Guia da Semana

Quer impressionar os seus amigos descolados e super antenados na arte urbana? O ObaOba vai te ajudar a reconhecer as obras de alguns dos melhores grafiteiros da atualidade levando em consideração algumas características marcantes de cada um.

+ Entrevistas com Kobra e Paulo O'Meira, dois grafiteiros de sucesso
+ Fotos: os graffitis da Rua Augusta
+ Descubra 5 lugares para você ver arte ao livre em SP

Vale também lembrar que normalmente os artistas, por meio da tag, costumam assinar os seus desenhos pelos muros das cidades, o que facilita muito a sua vida. Confira:

Banksy

O grafiteiro anônimo é um ativista declarado e uma das principais características de seu trabalho é a criação de pequenas intervenções que geram grandes repercussões. Sempre que você ver o estêncil de um desenho famoso com modificações que faça você questionar a sociedade, pode crer que é do Banksy. Mas lembre-se que ele faz isso na Inglaterra.

Alex Senna

Alex Senna é um dos grafiteiros brasileiros mais talentosos da atualidade. A principal marca do seu trabalho é o passarinho que aparece em todos os desenhos, seja em PB ou na famosa santa colorida, sempre assobiando notas musicais ou corações.

Aryz

O grafiteiro espanhol Aryz, um dos mais famosos de toda a Europa, tem como principal característica sua paleta de cores índigo e a personificação de animais. Se você ver um macaco usando faixas, um cachorro em corpo de humano ou qualquer outro ser com um toque zumbi é dele.

Belin

O artista alemão tem uma característica bem peculiar. Ele cria retratos hiperrealistas misturados com ilustrações. Sempre que você encontrar um desenho, que parece uma foto, de um idoso fazendo algo incomum, a chance de ser dele é imensa.

Crânio

O artista brasileiro tem como principal marca os desenhos de índios azuis, que lembram Avatares, realizando atividades comuns do século XXI. Viu um índio azul com os olhos pintados de vermelho assistindo TV ou mexendo no smartphone? Pode crer que é do Crânio.

Edgar Mueller

Outro alemão que tem uma marca própria é o Edgar Mueller. Ele cria desenhos em 3D sempre relacionados aos elementos da natureza. Se você ver uma cachoeira ou uma bela paisagem pintada no meio da rua provavelmente foi ele que fez, mas você precisa estar na Europa.

Eric Grohe

Esse é incrível. O artista norte-americano Eric Grohe é capaz de recriar um perfeito cenário vintage em um simples muro. Quando você encontrar algo surreal e ficar na dúvida se deve ou não andar em direção, não ande, pois provavelmente será um desenho de Eric. Outra característica dele são os pilares gregos e as portas em arcos, presentes em quase todas suas obras.

Kurt Wenner

Assim como Edgar Mueller, o norte-americano Kurt Wenner também faz desenhos em 3D no chão, porém ao invés de paisagens, ele cria imagens surrealistas usando a técnica da projeção em perspectiva.

Kobra

Eduardo Kobra é outro brasileiro famoso no mundo do grafite. Conhecido por usar a técnica da aerografia, Kobra tem como principal característica os retratos multicoloridos, como esse do Mário Lago, e a pintura de enormes painéis pela cidade de São Paulo.

Os Gêmeos

Os brasileiros mais badalados do grafite são os irmãos d'Os Gêmeos. Com seus personagens quase sempre de pele amarela, carregando adornos, roupas e acessórios dos mais variados estilos é fácil reconhecer quando se está diante de um trabalho deles.

Smug

Por fim, o artista escocês conhecido como Smug tem como sua principal característica os desenhos em 3D que parecem sair da parede, como o desse lowrider.

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 24 Fev 2015.