Guia da Semana

Ter algum tipo de TOC (Transtorno Obcessivo-Compulsivo) é mais comum do que se imagina. Você, sua mãe e até o seu cachorro devem ter alguma mania muito louca que os acompanha desde sempre e que vai ficar eternamente em suas vidas – a não ser que busque algum tratamento psicológico.

+ Seis manias que nenhum casal deveria ter
+ Descubra se você tem um relacionamento cafona


Dentre os transtornos mais comuns estão os de organização, simetria e limpeza, e como tenho alguns deles, pude colocar as vantagens e desvantagens de cada um para que você, que não tem, possa saber como é a vida de quem se distrai com um garfo do lado errado da gaveta, ou que não consegue se concentrar por conta de uma marca de mão na janela.

Limpeza

O bom:
O lado bom de ter algum toque de limpeza é que as coisas sempre estarão realmente limpas. Claro, o sujeito que tem este TOC é um maníaco por detergentes e desinfetantes. Dificilmente você encontrará um móvel empoeirado na casa de um portador dessa louca mania de limpeza. Suas roupas estarão impecáveis, bem como ele sempre estará cheiroso e limpinho.

O ruim:
O cara que tem TOC de limpeza dificilmente consegue manter relações saudáveis com seus companheiros, afinal, ninguém aguenta viver com alguém que dispara com frequência frases como “por que você entrou de sapato em casa? Eu já falei que isso suja tudo e enche de bactérias.” Para o psicólogo Rafael Ortega, os toques de limpeza são os mais comuns e mais conhecidos. Mesmo assim, é difícil definir o limite entre uma pessoa preocupada com a limpeza e uma pessoa com o transtorno.. Se você não se incomoda com seu "costume" de lavar as mãos ou o rosto, está saudável. Se isto está te atrapalhando ou mesmo te ferindo, está na hora de procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

Simetria

O bom:
Se você quer ver algo que faz bem pros olhos, observe a vida com um apaixonado por simetria. O vício em manter as coisas perfeitamente alinhadas, com a esquerda exatamente igual a direita, tudo retinho, proporciona uma boa sensação em quem também é chegado na coisa. Para alguns isso pode ser até lucrativo, não é Wes Anderson?

O ruim:

Embora as coisas sejam mais belas, centralizar e alinhar coisas podem tomar um bom tempo na vida de quem tem este TOC, bem como pode fazer com que ela não se concentre em suas atividades mais simples, como não conseguir escrever um texto pois a sua mesa não está devidamente organizada.

Organização

O bom:
Observe um maníaco por organização. Embora seja um tanto quanto assustador ver um guarda-roupas organizado por cor e por peças da estação, é bem legal ver como isso facilita a vida de um sujeito. E as coisas realmente ficam mais fáceis quando você vê que tudo o que você precisa está no lugar certo, como as suas contas pagas na pasta verde, os documentos na vermelha e as cartas antigas na azul.

O ruim:
Viver em algo levemente bagunçado passa a ser um desafio e tanto na vida deste sujeito. Ver que seus papeis estão fora do lugar faz com que seu dia comece mal, afinal, não está do jeito que foi deixado. É realmente um problema quando um pequeno detalhe passa a atrapalhar a vida de quem possui o TOC de organização.

Alguma dessas situações pareceram comuns na sua vida? Então siga as dicas do Dr. Ortega e procure ajuda médica o quanto antes. O TOC tem cura, e algumas sessões de terapia com um psicólogo ou um psiquiatra podem te ajudar.

Por Rodrigo Guarizo

Atualizado em 20 Mai 2014.