Guia da Semana

Sabe aquela roupa que ficou ma-ra-vi-lho-sa na loja e quando você vestiu pela primeira vez não achou lá aquela coisa toda? Ou aquele vestidinho sensacional que era moda no verão passado e você não aguenta mais nem ver? Todos aqueles sapatos que você utilizava naquele emprego formal e que já não servem mais para sua nova empresa?

+ 16 coisas que só pessos que se cobram demais vão entender
+ 17 coisas que comprovam que paciência não é o seu forte
+ 11 problemas que pessoas ansiosas enfrentam

Pois bem, seus problemas acabaram: vamos te dar algumas dicas para vender roupas usadas na internet e desafogar de vez seu armário!

Respira fundo e desapega

Image and video hosting by TinyPic

Antes de tudo, faça uma grande limpeza no seu armário. Tire tudo que você não usa há mais de três meses, roupas que não te servem mais e todos aqueles acessórios que você sabe que não vai usar nem se houver uma festa junina brega com temática de Halloween. Tá na hora de desapegar e encontrar um novo dono pra isso tudo!

Acredite, existe um match para cada peça de roupa

Existe gosto para tudo nesse mundo, então não se intimide com aquela pantalona que você acha tão 2003: certamente ela encontrará um novo par de pernas para dar match e ser feliz para sempre, ou até parar em outro brechó. Nada é out demais que não possa despertar interesse em outra pessoa. Selecione suas peças apenas por critérios de uso: se estão bem conservadas e sem nenhum dano, manda ver!

Pequenos defeitos

Image and video hosting by TinyPic

Botões faltantes ou pequenas descosturas podem ser facilmente reparados. Separe todas as peças que precisam desse pronto socorro e mãos a obra! Se não tiver o dom divino dos pequenos reparos, você sempre poderá pedir socorro a um bom tutorial no YouTube ou àquela costureira faz tudo que sua mãe te apresentou.

Deixe as peças atraentes nas imagens

Image and video hosting by TinyPic

Procure mostrar o máximo possível da peça: frente, costas e, se possível, uma foto sua vestida com ela, mesmo que foto seja lá dos seus tempos áureos, quando você ainda achava essa peça um arraso.

Dê muitas informações

Image and video hosting by TinyPic

Tenha em mente um e-commerce que você gosta muito. Ele certamente dá inúmeras informações sobre a peça, tamanho, tipo de material, ano de aquisição, se é importado ou não e, no caso de peças usadas, se foi utilizado poucas vezes. Não floreie demais nas descrições, mas não deixe de fora informações importantes!

Conheça suas opções para vender online

Existem diversos sites que dispõem de espaço para você anunciar suas peças — basta uma simples pesquisa por "brechós online" e você encontrará dezenas de sites. Vale conferir o Enjoei e o Roupas SOS, que são uns dos primeiros sites a começar o movimento de venda de roupas usadas. Você também pode anunciar em redes sociais! Existem grupos de venda e troca de roupas usadas em várias cidades, e a melhor parte é que você pode combinar diretamente com seu “futuro cliente” e reduzir custos com frete.

Seja coerente com os preços

Image and video hosting by TinyPic

Reflita várias vezes sobre a relevância e a qualidade da roupa que você está vendendo, sobre o quanto ela foi utilizada e se está em alta na moda urbana. Usualmente roupas usadas são pelo menos 50% mais baratas que as adquiridas novinhas. Não seja ganancioso, hein?!

Utilize sistemas de pagamento online para ter mais segurança

Image and video hosting by TinyPic

Se você optou por vender suas peças para desconhecidos, pode ser uma boa utilizar sistemas de pagamento online, como Paypal ou PagSeguros. Basta ter um CPF e uma conta bancária, e você ainda dá a opção para o comprador utilizar o cartão de crédito.

Você já vendeu roupas usadas na internet? Conte para a gente como foi!

Por Juliane Romanini

Atualizado em 24 Nov 2015.