Guia da Semana

A vida não é fácil. Mas até os 20 anos você ainda pode cometer certos erros, afinal de contas a vida não é mole e você ainda é muito novinho. Mas duas dezenas de anos marcam um momento na sua vida em que, por exemplo, chegar atrasado no trabalho por motivos de ressaca deixa de ser bonitinho e passa a soar pouco profissional. Aos 25 então, pode até gerar demissão. Aos 30 é justa causa.

+ Dicas para cuidar da tatuagem no verão
+ Dicas para se dar bem na entrevisa de emprego

Por isso, e para garantir que você tenha chances relativamente justas na corrida frenética que é viver, selecionamos algumas cartas que todos deveriam ter na manga para se safar de algumas situações constrangedoras do dia a dia. Ou, quem sabe, só fazer bonito uma vez na vida:

1. Um conjunto de roupa de baixo de ótima qualidade

Tudo bem se você não acha que sua cueca vai influenciar na qualidade do sexo ou no seu date. Ou se você namora há anos e cansou de combinar calcinha e sutiã pra sair com seu boy. Mas um conjunto de calcinha e sutiã ou uma cueca e par de meias impecáveis são totalmente necessários ter na gaveta. Impressionam e num primeiro encontro ou date especial podem apimentar as coisas. Afinal que cara não gosta de um lingerie sexy?

2. Domínio completo sobre pelo menos uma receita de jantar

Tudo bem se você não sabe fritar um ovo e vive de miojo em casa. Aprenda uma refeição. Qualquer uma. Saiba fazer strogonoff e torta holandesa, por exemplo. Mas saiba fazer com maestria. Todo mundo precisa saber cozinhar ao menos uma coisa, mesmo que sirva para impressionar em um primeiro date (ou os pais do amor) e depois vocês vivam de Cup Noodles para sempre.

3. Saiba contar uma piada/história muito engraçada

Ninguém gosta de ouvir 45 minutos de piadas. Stand ups muitas vezes nem são tão engraçados assim. Mas uma história hilária, uma piada que seja, é essencial. Seja para cortar o silêncio constrangedor, mudar de assunto num jantar sério ou quebrar o gelo com uma gata, uma história engraçada pode ser sua salvação.

4. Um kit primeiro socorros ~da vida~

Se você não é do tipo que anda com bolsa por aí, aposte em um kit salva vidas no carro: roupa de baixo, meias, desodorante, e escova de dentes. Se você for homem, aposte também em uma camisa limpa e uma gravata; Se você for mulher: demaquilante, shampoo a seco, um par de saltos infalíveis e make (base, pó, rímel, delineador e batom. O batom serve como blush também). Vai que você é convidado de última hora para uma reunião, ou pior, um date? Prevenir é sempre a melhor opção.

5. Uma playlist arrasadora

Ok, você tem que se arrumar em 13 minutos para o jantar mais importante da sua vida. Ou, você está indo para a entrevista de emprego dos seus sonhos. Quem sabe até você tem que estar num lugar onde seu ex está com o novo date. De qualquer forma, tenha uma playlist capaz de acordar seu instinto mais kick ass sem perder a finesse. Pelo menos uma.

6. Um amigo para todas as horas

Sim, amigos são importantes e isso é super óbvio. Mas, sabe aquele amigo que faz todas as coisas que nenhum outro amigo jamais toparia fazer? Tipo te levar para um endoscopia. Ou sair com a amiga feia da menina que você quer pegar. Tenha um amigo assim, e seja um amigo assim para ele. Isso vale mais do que ouro.

7. Um HD externo

Oi? Sim. Um HD externo. Para não correr o risco de mostrar as fotos da sua sobrinha tomando banho de caneca no fim de semana enquanto procura o power point da reunião com o chefe. Ou para ter certeza que você não vai perder sua vida cibernética se aquele seu PC da era mezozóica caso ele decida descansar de vez. Ou quem sabe não deixar sua nova namorada ver as fotos que você ainda guarda com a ex (sabe-se lá porque).

8. Um bom livro, um bom filme.

Leia um ótimo livro, um que seja. Harry Potter não conta. Clube da Luta não conta. Leia algo importante e tenha isso na manga caso algum dia você precise parecer ligeiramente mais cult do que é. E veja algum bom filme que não seja do Woody Allen ou do Spielberg. Pode até ser Tarantino, melhor se for Bergman. Apenas veja um ótimo filme de um bom diretor e saiba alguns detalhes curiosos sobre ele. É legal, é inteligente e você pode descobrir uma nova paixão.

9. Um bom médico

Pode ser ginecologista de confiança, urologista, um clínico geral, seu psiquiatra, seu dentista. Tenha bons médicos (mesmo que mais caros) na agenda do celular caso você, digamos, tenha um probleminha mortal numa sexta à noite. Cérebro, órgãos sexuais e dentes não são brincadeira. Principalmente quando começam a doer.

10. Um smoking ou um vestido de gala

Se você é uma socialite que vai em todos os evento bombados do Jockey Club, acho que você precisa de mais de um. Mas se o último evento chique que você foi, foi o casamento do seu primo de segundo grau ou a formatura da sua sobrinha, saiba: tenha pelo menos um smoking ou um vestido chiquérrimo. Milhões de vezes melhor do que pagar os olhos da cara em alguma merda cafona alugada ou ter que sair correndo de última hora para descolar um visu e acabar se endividando até as tampas.

Bônus: Um kit de primeiros socorros mesmo

Além do kit salva vidas caso você precise ficar instantaneamente apresentável, também tenha por perto um kit de primeiros socorros + os seguinte itens: band-aids para bolhas, palmilhas acolchoadas, super bonder e spray antisséptico.

Por Julia Bueno

Atualizado em 20 Mai 2014.