Guia da Semana

São Paulo pode ter muitos defeitos, mas tem muita coisa boa também. E um dos grandes orgulhos da cidade é a sua cena cultural. No intuito de divulgar espaços bacanas, gratuitos e cults por aqui, selecionamos 10 centros e instituições culturais que você tem que conhecer. Se liga!

+ Lugares hipsters em São Paulo
+ Cult SP: bares, restaurantes & cafés
+ Os melhores passeios de São Paulo

Itaú Cultural

Localizado na Avenida Paulista, o espaço abriga exposições, peças de teatro, shows, seminários, apresentações literárias, palestras e cursos - tudo de graça.

Endereço: Av. Paulista, 149, Paraíso

Itaú Cultural

Red Bull Station

O mais novo espaço cultural de São Paulo, patrocinado pela marca, foca em projetos experimentais de artes e música. Ocupando um prédio histórico no centro da cidade, o espaço conta com cinco andares, além de terraço e cafeteria.

Endereço: Praça da Bandeira, 137, Centro

Red Bull Station

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Localizado no coração de São Paulo, o CCBB é um dos espaços culturais mais bacanas da cidade. Além de receber importantes exposições, o local é palco de mostras de cinema e teatro, além de contar com um charmoso café.

Endereço: Rua Alváres Penteado, 112, Centro

Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural São Paulo (CCSP)

Na boca da estação Vergueiro do metrô, o CCSP é um espaço multicultural que recebe exposições e mostras dos mais diversos nichos, além de contar com salas de show e cinema. O amplo espaço convida o público a desfrutar de mesas para estudo, Biblioteca e até um rooftop com vista para a 23 de Maio.

Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Liberdade

Centro Cultural São Paulo

Galeria Olido

Um dos espaços mais tradicionais de São Paulo, a Galeria Olido foi reaberta em 2004 após restauração do antigo Cine Olido, que também funciona no local recebendo mostras mega bacanas. Os espaços são dedicados à dança, artes, música, teatro, circo, cinema e artes digitais.

Endereço: Av. São João, 473, República

Galeria Olido

Funarte

A Fundação Nacional de Artes foi fundada nos anos 70 e desde então promove, estimula e desenvolve atividades culturais em todo o Brasil. Em São Paulo, o espaço ocupa o histórico bairro do Campos Elíseos.

Endereço: Al. Nothmann, 1058, Campos Elíseos

Funarte

Matilha Cultural

Localizado em um prédio de três andares no centro da cidade, o Matilha Cultural conta com espaço para mostras de cinema, shows, festas e exposições, tudo de graça ou a preços populares. A casa também conta com um café, com pratos vegetarianos e acesso gratuito a internet. Espaço coletivo e independente, o Matilha também recebe cachorros, com todo prazer.

Endereço: Rua Rego Freitas, 542, Republica

Matilha Cultural

Praça das Artes

O edifício recebe os corpos artísticos do Teatro Municipal, como a Orquestra Sinfônica Municipal, por exemplo. As Escolas de Música e de Dança também ficam no prédio. Além dessas atividades, o espaço também serve de palco para variados eventos culturais.

Endereço: Av. São João, 281, Centro

Praça das Artes

Instituto Moreira Salles (IMS)

Fundado em 1990 pelo embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles, o IMS possui três centros culturais, onde promove exposições, palestras, shows, ciclos de cinema e eventos.

Endereço: Rua Piauí, 844, Higienópolis

Instituto Moreira Salles

Caixa Cultural

O museu apresenta uma extensa programação cultural, que passa por mostras de artes, ciclos de cinema, shows, performances e mais. Por estar instalado no 6° andar do Edifico Sé, segundo prédio próprio da Caixa Econômica Federal, expõe objetos, fotos, documentos e registros utilizados nos serviços da empresa desde a sua fundação.

Endereço: Praça da Sé, 111, Centro

Caixa Cultural

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 31 Out 2014.