Guia da Semana

Olha, foi difícil fazer esse texto. Não que o assunto seja delicado a esse ponto, mas me pediram para fazê-lo, pois sou o mais perfeccionista aqui da redação. E por que foi difícil? Bem, é complicado tentar finalizar algo com essa mania de fazer tudo impecável que tenho.

+ Seis manias que nenhum casal deveria ter
+ Descubra se você tem um relacionamento cafona
+ As vantagens e desvantagens de ter TOC

Não vou enrolar vocês com isso, até porque estou tentando alinhar o meu computador proporcionalmente na frente do meu teclado, então veja abaixo os grandes problemas de ser perfeccionista – mas não repare muito, não gostei da escrita.

Demorar nas entregas

Sim, esse é um lance que atrapalha o sujeito perfeccionista. Você termina com tempo de sobra o seu trabalho, mas daí vem o arremate, para deixar tudo lindo, brilhando. E é aí que as coisas se complicam, pois não existe nada bom o suficiente, saca?

Refazer várias vezes a mesma coisa

Seja um texto, como neste caso, ou em vários outros casos, o perfeccionista não estará satisfeito com o seu próprio trampo. Refazer será uma situação tão comum na sua vida que quando algo sair bom de primeira você vai entranhar.

Ser crítico demais com os outros

Ser perfeccionista também é ruim quando você lida com o trabalho de outra pessoa. Você acaba destacando a incompetência do próximo, mesmo que ela seja mínima. E isso é o que faz alguns chefes serem tão odiados.

Se apegar a detalhes

Receber um presente. Corrigir um trampo. Fazer algo da facul. Coisas simples na vida de cada um e que, em geral, são bem feitas. Só que você é um mala que não gosta de nada e reclama de mínimos detalhes que não vão fazer a diferença pra ninguém. Na boa, seu chato.

Chatear as pessoas com seu jeitinho babaca

Pois é, com essa mania de achar pelo em ovo, você acaba machucando as pessoas. Você pode não perceber, mas ao mesmo tempo que você se decepciona com algo mínimo, alguém se decepciona com o seu gosto refinado para coisas específicas.

Por Rodrigo Guarizo

Atualizado em 20 Mai 2014.