Guia da Semana

Ah, as grandes amizades. Elas são avassaladoras, passam por cima de tudo e de todos. Você e seu best são inseparáveis, vivem a mesma realidade, dividindo pensamentos e segredos. Eis que de repente você percebe que aquele bromance todo vai acabando, daí vocês já não se falam mais todos os dias e nem são mais grandes amigos, apenas bons colegas de longa data. Mas por que isso acontece?

+ Então veja oito dicas para você conhecer gente nova
+ 17 tipos de amiga que toda mulher já teve uma vez na vida
+ Tipos mais comuns de pessoas que conhecemos na faculdade


Veja abaixo alguns dos motivos que levam grandes amizades ao marasmo dos bons colegas.

Um novo amor

Duas pessoas podem ser grandes amigas enquanto solteiras, mas um novo amor pode arruinar tudo isso. Alguém extremamente carente por atenção ou com um nível de ciúme acima do normal pode fazer que você se afaste dessa grande amizade. Com o tempo, a afinidade vai diminuindo, bem como a vontade de dividir novas histórias. Pronto, esse é um motivo muito comum.

Longas distâncias

Em alguns casos, morar em outra cidade acaba fazendo com que as amizades diminuam. Estando perto, a possibilidade de se encontrar todos os dias e bater um papo é maior, e por mais que os papos virtuais acabem tornando as distâncias menores, o papo com aquele olho no olho de amigos não é a mesma coisa.

Brigas de merda

Sim, brigas de merda. Quando bons amigos discutem por algum motivo sem grande importância, os dois perdem. Principalmente por que, por ser de pouca importância, nenhum dos dois aceita estar errado, e isso vai deixando um magoado daqui, um chateado acolá... pronto, a receita perfeita para dois grandes amigos não bolarem mais ideia.

Trampos diferentes

Pois é, assim como um novo amor e as longas distâncias, uma carreira distinta da outra pode fazer com que grandes amigos tornem-se apenas bons colegas. Por exemplo, se você é encanador e seu amigo médico, de fato a agenda dele será tão intensa, e os horários livres dele serão destinados à sua família. Caso você ou ele não procurem um ao outro, por falta de tempo ou assunto, a amizade de vocês estará por um fio.

Novos amigos

Pois é, o tempo passa, as pessoas mudam, as ideias se transformas e a forma de se divertir também. Natural que amigos se afastem com o passar dos anos, só não culpe a outra pare por isso, pois você também mudou (ou ficou na mesma).
Enfim, a vida é feita de ciclos, e grande amigos hoje podem se tornar apenas coleguinhas amanhã. A dica é para que, independente do que aconteça em uma amizade, mantenha o carinho por quem você sempre dividiu bons momentos, pois a vida é feita de memórias e você não pode apaga-las. É, a não ser que você sofra de amnésia, mas aí já é outra história.


Por Rodrigo Guarizo

Atualizado em 20 Mai 2014.