Guia da Semana
Comportamento
Por Redação ObaOba

Coisas que você nunca imaginou que poderiam afetar o seu sono

Dormir de conchinha ou escovar os dentes com pasta de menta podem ser os causadores da sua insônia.

Sua insônia pode ser por motivos que você nem imagina (Reprodução )

Quantas vezes a insônia não bateu na sua porta e você já não ficou rodando na cama até o amanhecer? É horrível essa sensação de ficar olhando para o relógio e ver o tempo passar, o tédio bater e nada de você cair no sono, né?

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A insônia pode ser causada por problemas graves de saúde, mas também pode ser por conta de pequenos hábitos que você tem, que se mudados, podem fazer toda a diferença na hora de dormir.

Confira então coisas que você nem imagina que tiram o seu sono:

1. Lavar o rosto ou tomar água gelada antes de deitar

Apesar de fazer bem para a pele e fechar os poros do rosto, lavá-lo ou tomar um copo de água gelada antes de deitar estimula o seu corpo e faz com que ele crie energias para combater o frio e se aquecer.

2. Sabor da pasta de dente

Você sabia que pesquisas comprovam que o sabor de menta da sua pasta de dente ou enxágue bucal estimulam a atividade cerebral e não te deixam dormir? Então da próxima vez, procure outros sabores como os de frutas ou canela.

3. Fumar antes de dormir

Se você é fumante, sabe como é gostosa a sensação de relaxamento que a nicotina proporciona. Mas o que pouca gente sabe é que, na verdade, a nicotina também é um estimulante, e pode ser a causa da sua insônia. Então procure deixar o último cigarro do dia para depois do jantar, e não para a hora de dormir.

4. Dormir de conchinha

Não parece deliciosa a ideia de dormir de conchinha com o boy, ou agarrada com mil travesseiros e bichinhos de pelúcia? Mas fique você sabendo que se a temperatura do seu corpo estiver alta na hora de se deitar, você não conseguirá pegar no sono tão cedo. A dica é manter seu corpo em temperatura ambiente para ele relaxar e você conseguir dormir.

5. Remédios e vitaminas

Apesar de muitos remédios - como os analgésicos - causarem sono, eles também têm cafeína, e podem ser o motivo de você não conseguir pegar no sono. E claro, deixe para tomar suas vitaminas pela manhã, pois muitas delas, como a B6 e B12, servem para te deixar acordado.

6. Chá

Sabe aquela história de que café dá insônia? Fica a dica que muitos chás também têm efeitos estimulantes, como o preto. Além disso, muitas pessoas colocam uma rodela de limão ou laranja na bebida antes de dormir, sem saber que frutas cítricas têm um poder mega estimulante para o cérebro – e acabam te deixando acordado.


Por Redação ObaOba

Atualizado em 20 Mai 2014.

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